SAÚDE

Vacinação contra HPV em jovens é ampliada até dezembro

Ministério divulgou, a ampliação da mobilização para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos

Em 15/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

No País, a vacina HPV é fornecida pelo Instituto Butantan e compõe o Calendário de Vacinação das Crianças e Adolescentes.

O Ministério da Saúde divulgou, na quarta-feira (10), a ampliação da mobilização para vacinar adolescentes de 15 a 19 anos contra o Papilomavírus Humano (HPV). A mobilização é uma estratégia que visa ao resgate do público não vacinado. No Espírito Santo, a meta é alcançar 90% de cobertura vacinal deste grupo, em uma população de 185.959 adolescentes que não foram vacinados ou que não apresentam histórico de vacinação no Sistema Vacina e Confia.

No País, a vacina HPV é fornecida pelo Instituto Butantan e compõe o Calendário de Vacinação das Crianças e Adolescentes. Ela é destinada ao grupo de 09 a 14 anos e protege contra o HPV de baixo risco tipos 6 e 11, que causam verrugas anogenitais, e de alto risco tipos 16 e 18, que causam câncer de colo uterino, de pênis, anal e oral.

A ampliação da faixa etária foi definida no primeiro semestre deste ano, pelo órgão federal, a fim de permitir o alcance daqueles que não foram imunizados anteriormente, contribuindo para a proteção individual e coletiva. A estratégia foi iniciada por etapas, com a escolha de pouco mais de 120 mil municípios prioritários em todo o Brasil.

No Estado, foram definidos Serra, Vila Velha e Cariacica. De fevereiro a 28 de julho, foram vacinados 345 adolescentes de 15 a 19 anos, sendo 210 do sexo masculino e 135 do sexo feminino. A partir do último dia 11 de agosto, todos os municípios capixabas passaram a realizar o monitoramento e resgate dos adolescentes e jovens não vacinados contra o HPV, conforme operacionalizações definidas em Nota Técnica Nº 47/2025 e que foi encaminhada aos 78 municípios capixabas pelo Programa Estadual de Imunizações (PEI), da Secretaria da Saúde (Sesa).

Até a úlima quinta-feira (11), foram aplicadas 981 doses de HPV em jovens de 15 a 19 anos, representando menos de 1% de cobertura do grupo não vacinado ou sem histórico de vacinação no Sistema de Informação.

Espírito Santo é destaque na cobertura de HPV

A vacina HPV é ofertada anualmente para crianças de 09 a 14 anos. Em 2024, o Ministério da Saúde adotou a estratégia do esquema de dose única para a vacina.

Com dados do Sistema Vacina e Confia, até junho deste ano, o Espírito Santo apresentava uma cobertura vacinal de 96,37% em meninas e de 79,54% em meninos, superando a média nacional que está em 78,55% em meninas e 66,34% em meninos. A meta de cobertura para o HPV é de 90%.

Além disso, em 2024, o Estado foi o de maior cobertura vacinal de HPV do País, com 97,64% em meninas e 89,03% em meninos. (As informações são da Sesa) 

Leia também:

Atividades do "Setembro Amarelo" serão realizadas em US
Envelhecer saudável e ativa é um desafio para mulheres, diz médico
Taxa de suicídio aumentou 6% entre os jovens brasileiros
Casos de sarampo tiveram aumento de 34 vezes em 2025
Médicos da Cruz da Vida farão consultas gratuitas em Laranjeiras
Estados registram aumento de casos de síndrome respiratória

 

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET