SAÚDE

Viana realiza mutirão de mamografias para zerar fila de espera

Viana realiza ao longo deste mês de outubro um mutirão de mamografias na Policlínica.

Em 09/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana

O objetivo é zerar a fila de espera para mamografia, que atualmente conta com cerca de 350 mulheres, e garantir atendimento a todas as pacientes já agendadas.

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo deste mês de outubro um mutirão de mamografias na Policlínica de Marcílio de Noronha. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.

O objetivo é zerar a fila de espera para mamografia, que atualmente conta com cerca de 350 mulheres, e garantir atendimento a todas as pacientes já agendadas. O mutirão será realizado na Policlínica de Marcílio de Noronha.

“Durante todo o ano, Viana realiza exames preventivos e mamografias de forma contínua. Só até setembro, já foram realizados mais de 1.300 exames de mamografia, o que mostra nosso compromisso com o cuidado integral da saúde da mulher. Neste mês, intensificamos as ações para garantir que todas as mulheres na fila sejam atendidas”, destacou a secretária municipal de Saúde, Jaqueline Jubini.

A campanha atende mulheres de 40 a 74 anos para mamografia e de 25 a 64 anos para exames preventivos. Os atendimentos preventivos acontecem em todas as UBS de Viana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, conforme o agendamento de cada unidade.

Além dos atendimentos, as equipes de saúde também promovem rodas de conversa, ações educativas e orientações sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce. (Secom/PMViana)

Leia também:

Aulão Outubro Rosa movimenta Estação Cidadania-Esporte
PMV zera fila de crianças a espera de exames oftalmológicos
Grupo “Mente + Ativa” estimula bem-estar entre idosos
Serra+ Cidadã terá ação de cadastro para doação de medula
Campanha de multivacinação acontece nas escolas e UBS
ES inicia processo para compra do antídoto do metanol

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET