SAÚDE
Vila Velha é uma das cidades no projeto de teleodontologia
Vila Velha é a única cidade capixaba convidados a integrar projeto piloto de teleodontologia
Em 04/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Agência Brasil/Divulgação
Os reflexos positivos da implantação do serviço são redução do tempo na fila de espera, já que poderão ser realizadas etapas como triagem e telediagnóstico, otimizando o fluxo de atendimento.
Vila Velha é a única cidade capixaba e um dos cinco municípios brasileiros convidados pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto piloto nacional de teleodontologia, uma iniciativa inovadora que fortalece a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que o serviço seja implantado em 2026. Assim como na telemedicina, a na teleodontologia os atendimentos são feitos por videochamadas.
Os reflexos positivos da implantação do serviço são redução do tempo na fila de espera, já que poderão ser realizadas etapas como triagem e telediagnóstico, otimizando o fluxo de atendimento. Além disso, os pacientes poderão receber orientações de forma mais ágil. Inicialmente, o serviço será ofertado na fila de espera do Centro de Especialidades Odontológicas e nas unidades de saúde com maior demanda.
O projeto, conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).
Capacitação dos profissionais
Quatro profissionais selecionados em Vila Velha serão treinados por meio de aulas ao vivo e também com conteúdos disponíveis para acesso a qualquer momento. Nos dias 16 e 17 de setembro, eles participarão de encontros com professores da Universidade de São Paulo (USP) e uma representante do Ministério da Saúde. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade
> Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem agulha
> Prefeitura de Cariacica realiza ações do "Setembro Amarelo"
> Voluntárias irão participar de estudo sobre cólica menstrual
> Primavera da Saúde vai ofertar atendimentos em Vitória
> Neurodiversidade com base científica será tema de simpósio
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













