SAÚDE

Vila Velha é uma das cidades no projeto de teleodontologia

Vila Velha é a única cidade capixaba convidados a integrar projeto piloto de teleodontologia

Em 04/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Agência Brasil/Divulgação

Os reflexos positivos da implantação do serviço são redução do tempo na fila de espera, já que poderão ser realizadas etapas como triagem e telediagnóstico, otimizando o fluxo de atendimento.

Vila Velha é a única cidade capixaba e um dos cinco municípios brasileiros convidados pelo Ministério da Saúde para integrar o projeto piloto nacional de teleodontologia, uma iniciativa inovadora que fortalece a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde. A expectativa é que o serviço seja implantado em 2026. Assim como na telemedicina, a na teleodontologia os atendimentos são feitos por videochamadas.
 
Os reflexos positivos da implantação do serviço são redução do tempo na fila de espera, já que poderão ser realizadas etapas como triagem e telediagnóstico, otimizando o fluxo de atendimento. Além disso, os pacientes poderão receber orientações de forma mais ágil. Inicialmente, o serviço será ofertado na fila de espera do Centro de Especialidades Odontológicas e nas unidades de saúde com maior demanda.
 
O projeto, conduzido pela Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, conta com a parceria da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP).
 
Capacitação dos profissionais

Quatro profissionais selecionados em Vila Velha serão treinados por meio de aulas ao vivo e também com conteúdos disponíveis para acesso a qualquer momento. Nos dias 16 e 17 de setembro, eles participarão de encontros com professores da Universidade de São Paulo (USP) e uma representante do Ministério da Saúde. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Campanha pede inclusão de medicamentos para obesidade
Anvisa proíbe anel que permite medir glicose sem agulha
Prefeitura de Cariacica realiza ações do "Setembro Amarelo"
Voluntárias irão participar de estudo sobre cólica menstrual
Primavera da Saúde vai ofertar atendimentos em Vitória
Neurodiversidade com base científica será tema de simpósio

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET