SAÚDE

Vila Velha oferece atendimento para prevenção do HIV

Vila velha oferece um atendimento humanizado para prevenção e o tratamento do HIV.

Em 09/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

O município segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que disponibiliza medicamentos antirretrovirais atualizados conforme as recomendações mais recentes.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha oferece serviços gratuitos para a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do HIV. O atendimento acontece no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado no bairro Olaria. No local, a população tem acesso a testes rápidos, acompanhamento médico, medicamentos e ações educativas.

>> Mais 3 hospitais da Rede Estadual recebem arcos cirúrgicos

O município segue as diretrizes do Ministério da Saúde, que disponibiliza medicamentos antirretrovirais atualizados conforme as recomendações mais recentes. Em 2024, foi implementado no serviço municipal o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT HIV 2024), que determina o início do tratamento antirretroviral (TARV) em até sete dias após o diagnóstico.
 
Além do tratamento, o CTA também oferta a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), duas estratégias de prevenção ao HIV que utilizam medicamentos para reduzir o risco de infecção. Pessoas que vivem com HIV em Vila Velha contam ainda com um serviço de apoio humanizado no Centro de Referência em IST/AIDS e Hepatites Virais. Um dos diferenciais é o atendimento domiciliar a usuários acamados ou em situações especiais, o que garante a continuidade do tratamento e o acompanhamento necessário.
 
Durante as visitas domiciliares, a equipe de enfermagem realiza coleta de sangue, vacinação, agendamentos e encaminhamentos. Psicólogas e assistentes sociais fazem o acompanhamento psicossocial da família. O serviço cumpre as diretrizes do SUS, promovendo o cuidado com equidade e integralidade. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Mais 3 hospitais da Rede Estadual recebem arcos cirúrgicos
SUS vai ofertar novos tratamentos para endometriose
DF tem casos de raiva em morcegos e aumenta cuidados
Águia Branca inicia os atendimentos por teleconsulta no SUS
Câmara aprova projeto que cria Estratégia Nacional de Saúde
Brasil reduz mortalidade por hepatites, mostra boletim

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET