SAÚDE
Vila Velha realiza ações sábado em alusão ao Outubro Rosa
A Secretaria de Saúde de Vila Velha promove uma série de ações em diferentes pontos.
Em 10/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Freepik
As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde de Rio Marinho, Ibes, Paul e Coqueiral de Itaparica; na Fundação Carmem Lúcia, na Barra do Jucu; além de vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e um mutirão de exames no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).
Neste sábado (11), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove uma série de ações em diferentes pontos da cidade em referência ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde de Rio Marinho, Ibes, Paul e Coqueiral de Itaparica; na Fundação Carmem Lúcia, na Barra do Jucu; além de vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e um mutirão de exames no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).
Na Fundação Carmem Lúcia, será realizada triagem de mulheres acima de 40 anos para a realização de exames de mamografia. O evento contará com a presença da secretária de Saúde, Cátia Lisboa, dos subsecretários da pasta e de representantes do Sicoob, parceiro na iniciativa. Na Unidade de Saúde de Paul, a programação inclui coleta de preventivo, atendimento odontológico (ambos mediante agendamento prévio) e pesagem do Bolsa Família. Na Unidade do Ibes, os serviços oferecidos envolvem coleta de preventivo, agendamento de mamografia e vacinação.
Já em Coqueiral de Itaparica, o público contará com consultas médicas (com agendamento prévio), atendimento farmacêutico para retirada de medicamentos e serviços de regulação para marcação de exames, além de outras ações voltadas à saúde da população. Na Unidade de Rio Marinho, além da pesagem do Bolsa Família e do agendamento de mamografias, haverá palestras sobre autocuidado e prevenção.
No Boulevard Shopping Vila Velha, a população poderá se vacinar contra diversas doenças, incluindo a dengue, das 11h às 18h, sem necessidade de agendamento. O atendimento seguirá o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.
O Outubro Rosa é celebrado mundialmente desde 1990 e busca alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. A campanha enfatiza exames regulares, como a mamografia e a manutenção de hábitos de vida saudáveis, que podem reduzir os riscos da doença. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Novo protocolo permite detecção de metanol em bebidas
> Semana do Nascituro promove orientações para gestantes
> Serra recebe investimentos para construir Policlínica Regional
> SP confirma três novos casos de intoxicação por metanol
> US de Vitória promovem ações em favor do Outubro Rosa
> Secretaria da Mulher realiza ações com foco no Outubro Rosa
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













