SAÚDE

Vila Velha realiza ações sábado em alusão ao Outubro Rosa

A Secretaria de Saúde de Vila Velha promove uma série de ações em diferentes pontos.

Em 10/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Freepik

As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde de Rio Marinho, Ibes, Paul e Coqueiral de Itaparica; na Fundação Carmem Lúcia, na Barra do Jucu; além de vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e um mutirão de exames no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).

Neste sábado (11), a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha promove uma série de ações em diferentes pontos da cidade em referência ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde de Rio Marinho, Ibes, Paul e Coqueiral de Itaparica; na Fundação Carmem Lúcia, na Barra do Jucu; além de vacinação no Boulevard Shopping Vila Velha e um mutirão de exames no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas).
 
Na Fundação Carmem Lúcia, será realizada triagem de mulheres acima de 40 anos para a realização de exames de mamografia. O evento contará com a presença da secretária de Saúde, Cátia Lisboa, dos subsecretários da pasta e de representantes do Sicoob, parceiro na iniciativa. Na Unidade de Saúde de Paul, a programação inclui coleta de preventivo, atendimento odontológico (ambos mediante agendamento prévio) e pesagem do Bolsa Família. Na Unidade do Ibes, os serviços oferecidos envolvem coleta de preventivo, agendamento de mamografia e vacinação.
 
Já em Coqueiral de Itaparica, o público contará com consultas médicas (com agendamento prévio), atendimento farmacêutico para retirada de medicamentos e serviços de regulação para marcação de exames, além de outras ações voltadas à saúde da população. Na Unidade de Rio Marinho, além da pesagem do Bolsa Família e do agendamento de mamografias, haverá palestras sobre autocuidado e prevenção.
 
No Boulevard Shopping Vila Velha, a população poderá se vacinar contra diversas doenças, incluindo a dengue, das 11h às 18h, sem necessidade de agendamento. O atendimento seguirá o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde.
 
O Outubro Rosa é celebrado mundialmente desde 1990 e busca alertar sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama, principal causa de mortalidade por câncer entre mulheres no Brasil. A campanha enfatiza exames regulares, como a mamografia e a manutenção de hábitos de vida saudáveis, que podem reduzir os riscos da doença. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Novo protocolo permite detecção de metanol em bebidas
Semana do Nascituro promove orientações para gestantes
Serra recebe investimentos para construir Policlínica Regional
SP confirma três novos casos de intoxicação por metanol
US de Vitória promovem ações em favor do Outubro Rosa
> ​Secretaria da Mulher realiza ações com foco no Outubro Rosa

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET