EDUCAÇÃO

Vitória garante oportunidades a pessoas em situação de rua

Qualificação profissional garante oportunidades a pessoas em situação de rua em Vitória.

Em 01/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Jansen Lube/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A escolha do curso se deu pela identificação da demanda de mercado nesta área, que facilitará a promoção da inserção dos alunos.

Na capital capixaba, pessoas que estão em situação têm a oportunidade de reescrever suas histórias e construir uma nova vida. Nesta quarta-feira (01), um grupo de 25 delas inicia o curso de Mecânica Básica de Motocicletas, resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio das secretarias de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e de Assistência Social (Semas), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e o Senai-ES, responsável pela formação.

A escolha do curso se deu pela identificação da demanda de mercado nesta área, que facilitará a promoção da inserção dos alunos. O curso será dinâmico, sendo ministrado teoria e prática de forma simultânea, dentro do laboratório, facilitando a aprendizagem e estimulando a participação dos alunos.

As aulas, que terão 100 horas de aprendizado e ocorrerão até o dia 4 de novembro, sempre de segunda a sexta, das 13h30 às 17h30, serão ministradas no novo Centro de Excelência em Mobilidade do Senai-ES, inaugurado no ano passado. O local conta com laboratórios de tecnologia de ponta. A Prefeitura de Vitória disponibilizará transporte e alimentação para os alunos.

O secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Luciano Forrechi, destacou a força transformadora da qualificação profissional.

"Mais do que um curso, estamos abrindo portas para um futuro diferente. A qualificação é uma ferramenta poderosa: ela devolve dignidade, amplia horizontes e mostra que ninguém está condenado a permanecer na mesma realidade para sempre", afirmou, lembrando que cada certificado conquistado é um passo concreto em direção à autonomia e à cidadania plena.

Já a secretária de Assistência Social, Soraya Mannato, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre diferentes áreas.

"Quando unimos forças, conseguimos ir além. A intersetorialidade é o que garante que as pessoas em situação de rua tenham acesso a políticas públicas que realmente mudam vidas. Este curso é um exemplo vivo de que o esforço coletivo gera conquistas reais. Para nós é motivo de orgulho acompanhar essas histórias de superação e continuar, todos os dias, construindo caminhos para que a condição de rua seja apenas uma etapa superada", disse. (Secom/PMV)

Leia também:

Avaliação de Monitoramento da Aprendizagem inicia quarta
Com premiação: já está no ar a olimpíada virtual de Matemática
Educação abre inscrições de curso de Libras para servidores
"Brasil será soberano pela educação", diz Lula na corrida MEC
Educadores do DF visitam escolas privadas do Espírito Santo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET