SAÚDE
Vitória inicia oferta de 150 mil procedimentos oftalmológicos
Vitória inicia oferta de procedimentos oftalmológicos com unidade móvel no Tancredão.
Em 17/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Leonardo Silveira/Divulgação/Prefeitura de Vitória
A carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atenderá exclusivamente pacientes já agendados pela Central de Regulação da Semus.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Para promover acesso mais célere e humanizado à saúde, aproximando os serviços da população e contribuindo para diagnósticos mais rápidos e tratamentos mais eficazes, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus), iniciou, nesta segunda-feira (16), a oferta de 150 mil procedimentos oftalmológicos por meio da Unidade Móvel de Saúde - Carreta Oftalmológica.
>> Padilha: Brics ampliado significa potencial para transformação
A carreta funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e atenderá exclusivamente pacientes já agendados pela Central de Regulação da Semus. A carreta tem capacidade de realizar 320 atendimentos por dia.
A unidade conta com estrutura completa, incluindo móveis e equipamentos modernos para a realização de consultas médicas e exames oftalmológicos, como autorrefração, refração, mapeamento de retina e curva de pressão ocular.
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, acompanhou o primeiro dia de atendimento.
"Vitória já tem a melhor saúde pública do Brasil e hoje nós estamos iniciando mais uma super novidade, o atendimento oftalmológico, que vai ser realizado nessa carreta com dois consultórios. E essa carreta está aqui no Tancredão, mas, havendo necessidade, ela vai poder se deslocar para outras comunidades da cidade. Tudo isso de acordo com o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. Essa é mais uma inovação da Prefeitura de Vitória, cuidando de quem mais precisa", disse o prefeito.
Para viabilizar a ação, a Semus firmou contrato com o Instituto Luz para a Vida, no valor de R$ 3,3 milhões, que prevê a oferta de 149.923 procedimentos oftalmológicos, entre eles biomicroscopia, tonometria, potencial de acuidade visual e outros exames essenciais para avaliação da saúde dos olhos.
"A ampliação da oferta de atendimentos oftalmológicos reforça nosso compromisso com a saúde preventiva e com o cuidado integral da população. Problemas visuais impactam diretamente na qualidade de vida, no desempenho escolar das crianças e na rotina dos adultos, por isso é fundamental garantir acesso rápido e com qualidade aos serviços", destacou a secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini. (Secom/PMV)
Leia também:
> Padilha: Brics ampliado significa potencial para transformação
> PMC realiza ações de conscientização de combate à violência
> Começa nesta terça-feira ação nacional para rastrear sarampo
> Agende seu horário: Anchieta terá doação de sangue
> Governo ES inaugura serviço de oftalmologia e cirurgias
> Saúde realiza ação de vacinação contra gripe em Cariacica
> US de Viana realizam ação em alusão à doação de sangue
> Arraiá da Saúde: munícipes terão consultas e procedimentos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












