SAÚDE

Vitória zera fila de consultas oftalmológicas para estudantes

Fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal foi zerada. 

Em 31/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Quando a atual gestão assumiu, em 2021, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens aguardavam por atendimento especializado.

Vitória da Saúde! A PMV alcançou um importante marco na área da saúde escolar: a fila de espera por consultas oftalmológicas para estudantes da rede municipal foi completamente zerada. 

Quando a atual gestão assumiu, em 2021, mais de 12 mil crianças, adolescentes e jovens aguardavam por atendimento especializado. Esse cenário foi transformado com o programa Olhar Vitória, que leva triagem visual e acompanhamento oftalmológico diretamente às escolas municipais.

De 2021 até julho de 2025, foram realizados 60.208 exames de acuidade visual, utilizando o Teste de Snellen e a observação de sinais de dificuldade na visão. Como resultado, 12.062 alunos foram encaminhados para consulta com oftalmologista e, desses, 2.936 já receberam óculos gratuitamente.

"Infelizmente, muitas crianças não estavam aprendendo simplesmente porque não enxergavam bem. Isso afetava diretamente o desempenho escolar. Essa realidade ficou para trás. Zeramos a fila de espera e estamos iniciando um novo ciclo de avanços na saúde, na educação e na proteção social. Com iniciativas como essa, vamos fazer de Vitória a cidade com a melhor qualidade de vida do Brasil", destacou o prefeito Lorenzo Pazolini.

A secretária de Saúde de Vitória, Magda Lamborghini, também celebrou a conquista. "Hoje, não há nenhum estudante aguardando consulta oftalmológica no nosso sistema. A partir de agora, qualquer aluno que precisar será atendido em até 15 dias. Isso é compromisso com o cuidado e o futuro das nossas crianças."

Olhar Vitória

A iniciativa é vinculada ao Programa Saúde na Escola (PSE) e leva atendimento especializado às escolas municipais, contemplando estudantes da Educação Infantil (Cmeis), Ensino Fundamental (Emefs) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os alunos com indicação de acompanhamento são encaminhados para consulta oftalmológica e, caso necessário, são direcionados a uma ótica credenciada pela Prefeitura, onde os óculos são confeccionados e entregues sem custos para as famílias. (Secom/PMV)

Leia também:

Saúde de Vila Velha disponibiliza 10 mil vagas para vacinação 
PA da Glória terá teleconsulta a partir desta quinta-feira (31)
Vínculo afetivo é essencial para crianças com Síndrome de Down
Risco de morte em pessoas com sarcopênica aumenta em 80%
Inscrições para o Enamed 2025 seguem até quarta-feira (30)
Cariacica abre agenda para 25.735 consultas no mês de agosto

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET