SAÚDE

Agentes de saúde de Vitória recebem treinamento prático

Agentes de saúde de Vitória recebem treinamento prático de primeiros socorros na ETSUS.

Em 20/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

O objetivo do encontro foi orientar e capacitar os profissionais para diferentes situações de emergência. Cerca de 70 agentes participaram da atividade.

Na tarde desta terça-feira (19), o auditório da Escola Técnica do SUS de Vitória (ETSUS) recebeu uma palestra sobre primeiros socorros voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). O objetivo do encontro foi orientar e capacitar os profissionais para diferentes situações de emergência. Cerca de 70 agentes participaram da atividade.

O treinamento prático foi conduzido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), referência nacional em salvamento e atendimento pré-hospitalar. A capacitação teve duração de três horas e contou com a participação do 2º Sargento BM Jardel da Silva Florenço e do Soldado BM Felipe Lourencini Oliveira.

"Essa capacitação vem para trazer mais conhecimento e confiança aos nossos agentes, tanto Comunitários de Saúde quanto de Combate a Endemias, no caso de serem acionados em ações de emergência", afirmou Wanessa Andrade, diretora do Centro de Vigilância em Saúde Ambiental.

Curso Técnico "Mais Saúde com Agente"

O treinamento integra o Curso Técnico "Mais Saúde com Agente", desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Durante o mês de agosto, está sendo ofertada a disciplina de Primeiros Socorros, com foco em temas essenciais para a atuação desses profissionais em campo, como paradas cardiorrespiratórias, hemorragias, intoxicações, engasgos, afogamentos, traumas e envenenamentos, entre outros.

Esta é a segunda participação do município de Vitória no curso técnico. Atualmente, 191 agentes estão matriculados, sendo 75 de Combate às Endemias e 116 Comunitários de Saúde. Eles são acompanhados por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória, responsáveis por orientar e supervisionar a formação prática. (Secom/PMV)

Leia também:

Agentes de saúde têm capacitação em primeiros socorros
Unidade de Novo Brasil promove ação de saúde na quinta (21)
OperaES alcança marca de mais de 100 mil cirurgias eletivas
Diagnóstico tardio do câncer de colo de útero eleva custos
US de Terra Vermelha terá um mutirão de inserção de DIU
Saúde de Guarapari ganha reforço com doação de TRT-17

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET