EDUCAÇÃO
Alimentação escolar de Viana garante mais de 21 mil refeições
Alimentação escolar garante mais de 21 mil refeições diárias e recebe aprovação das famílias
Em 05/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Viana
Os cardápios são elaborados por nutricionistas e seguem rigorosos critérios de qualidade, equilíbrio nutricional e adequação às diferentes faixas etárias.
Zelar pela boa alimentação é também garantir o futuro. Em Viana, esse compromisso está presente todos os dias nas escolas e CMEIs da rede municipal de ensino. Atualmente, mais de 21 mil refeições são servidas diariamente para os estudantes, garantindo pratos saborosos e nutritivos, tudo preparado com muito carinho e assegurando uma alimentação de qualidade para todas as crianças e adolescentes.
Os cardápios são elaborados por nutricionistas e seguem rigorosos critérios de qualidade, equilíbrio nutricional e adequação às diferentes faixas etárias. Também são oferecidas preparações especiais para estudantes com restrições ou intolerâncias alimentares. Frutas, legumes, verduras, proteínas e receitas variadas compõem o cardápio, incentivando hábitos alimentares saudáveis desde a infância.
A nutricionista e gerente de Alimentação Escolar, Quezia Botelho Correia Pires, afirmou que em Viana cada refeição servida nas escolas é preparada com carinho e responsabilidade. Segundo ela, os cardápios são pensados para que as crianças recebam tudo o que precisam para crescerem fortes e saudáveis, e para que a comida tenha sabor e seja acolhedora. Ela destacou ainda que muitas vezes é na merenda que os alunos têm a chance de experimentar novos alimentos e aprender a gostar de frutas, verduras e legumes.
“O que deixa tudo ainda mais especial é que parte dos produtos vem da agricultura familiar, ou seja, são alimentos fresquinhos, produzidos por gente da nossa terra. Isso valoriza o campo, fortalece a economia local e garante mais qualidade no prato dos nossos estudantes”, disse Quezia.
Recentemente, a qualidade do serviço foi confirmada em pesquisa interna realizada com pais e responsáveis. O levantamento apontou que 95% das famílias dos alunos dos CMEIs avaliaram a alimentação como boa ou ótima, enquanto 83% dos responsáveis por estudantes das EMEFs também classificaram positivamente a merenda escolar.
Para a secretária municipal de Educação, Angela Cavatti, os índices de aprovação reforçam a importância de políticas públicas que priorizem o bem-estar dos estudantes.
“Alimentar bem é educar. A merenda escolar não é apenas um complemento, mas parte essencial do processo de desenvolvimento, garantindo energia, atenção e saúde aos nossos estudantes”, destacou.
A fiscalização e o acompanhamento da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ficam a cargo do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), que monitora desde a aquisição dos produtos até as condições higiênico-sanitárias de preparo, distribuição e consumo, além da prestação de contas.
Além de saudável, a merenda também é um incentivo à economia local. Cerca de 30% dos recursos destinados à alimentação escolar são investidos na compra de produtos da agricultura familiar, o que garante alimentos frescos na mesa dos alunos e fortalece o desenvolvimento das comunidades rurais de Viana. (Secom/PMViana)
Leia também:
> VIII Fórum da Educação de Vitória vai discutir qualidade no ensino
> Qualifica Aracruz: inscrições abertas para cursos gratuitos
> Vitória e Vale ofertam 112 vagas em programa de formação
> Oportunidade: IJSN abre seleção para bolsistas pesquisadores
> Prouni: prazo para comprovar informações termina sexta (5)
> Escola de Vila Velha é finalista em concurso de protagonismo
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













