SAÚDE
Alunos de Linhares recebem orientações sobre saúde bucal
Alunos da rede municipal de Linhares recebem orientações sobre saúde bucal na escola.
Em 30/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Semus/Divulgação/Prefeitura de Linhares
Equipes da área da odontologia estão visitando as escolas cadastradas no “Programa de Saúde nas Escolas(PSE)”, das redes infantil e fundamental para orientar os alunos sobre a escovação correta dos dentes, o uso do fio dental e a importância da higiene bucal diária.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Com o objetivo de promover hábitos saudáveis desde a infância e prevenir doenças bucais no futuro, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde (Semus), está intensificando as ações de Saúde Bucal em toda a rede municipal de ensino.
>> Mutirão vai ofertar mais de 900 consultas e exames em Vitória
Equipes da área da odontologia estão visitando as escolas cadastradas no “Programa de Saúde nas Escolas(PSE)”, das redes infantil e fundamental para orientar os alunos sobre a escovação correta dos dentes, o uso do fio dental e a importância da higiene bucal diária.
As atividades envolvem palestras educativas, demonstrações, triagens e ART (Tratamento Restaurador Atraumático), que é um tratamento minimamente invasivo para tratar a cárie, realizado no ambiente escolar mesmo.
Além disso, os profissionais ensinam que os cuidados devem ser mantidos não apenas após as refeições, mas também ao acordar e antes de dormir — momentos essenciais para evitar o acúmulo de bactérias e o surgimento de cáries.
A Diretora do Departamento de Saúde Bucal, a cirurgiã-dentista Dra. Daiana Medrado, destaca a importância do trabalho contínuo de conscientização dentro das escolas.
“Levar conhecimento sobre a higiene bucal desde a infância é fundamental para que as crianças criem hábitos saudáveis e cresçam conscientes da importância do autocuidado. Prevenir é sempre melhor do que tratar, e quando essa orientação chega cedo, evitamos muitos problemas futuros”, ressaltou a dentista.
Quando o cirurgião dentista identifica na triagem a necessidade de tratamento odontológico no consultório, orienta o aluno e entrega um encaminhamento com o agendamento do seu atendimento na unidade de Saúde Bucal.
Segundo a Semus, o programa é contínuo e percorrerá as escolas ao longo do ano letivo, em parceria com a secretaria municipal de Educação. A meta é alcançar todas as unidades da rede e ampliar o acesso à informação e à prevenção entre os estudantes. (Por Alexandre Araújo-Ascom/PML)
Leia também:
> Mutirão vai ofertar mais de 900 consultas e exames em Vitória
> País recebe status internacional como livre de febre aftosa
> Governo ES anuncia ampliação da oferta de cirurgias de quadril
> Governo ES inaugura novo serviço para pessoas com deficiência
> Programa de médicos especialistas será lançado na sexta-feira (30)
> Sesa alerta para a baixa procura da vacina contra gripe
> Mutirões causaram complicações na visão em 222 pessoas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












