CIDADANIA
Anchieta vai inaugurar o projeto “Ateliê Costurando Vínculos”
O projeto é voltado para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Em 24/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Anchieta
Além da produção artesanal, os encontros incluirão rodas de conversa, dinâmicas de integração, atividades socioeducativas e debates sobre temas como protagonismo social, empoderamento feminino, trabalho coletivo e direitos sociais.
A Prefeitura de Anchieta, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), vai inaugurar o Ateliê Costurando Vínculos, um espaço socioeducativo e produtivo que passará a integrar as ações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). A data da inauguração ainda não foi definida.
A iniciativa, que funcionará no antigo auditório da Prefeitura, tem como objetivo fortalecer vínculos familiares e comunitários, incentivar a convivência entre os participantes e desenvolver habilidades criativas e produtivas.
O projeto é voltado para mulheres, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade social, encaminhados pelos CRAS e demais unidades da Proteção Social Básica. Com turmas organizadas em ciclos e participação interterritorial, o Ateliê garantirá que usuários de todas as comunidades do município tenham acesso ao espaço e às atividades.
Um ambiente acolhedor para aprender, conviver e produzir
Equipado com máquinas de costura, materiais diversos e toda a estrutura necessária para atividades artesanais, o Ateliê funcionará como um ambiente de criatividade, convivência e troca de saberes. As oficinas vão contemplar técnicas como costura, bordado, patchwork, crochê, customização e reaproveitamento de materiais.
Além da produção artesanal, os encontros incluirão rodas de conversa, dinâmicas de integração, atividades socioeducativas e debates sobre temas como protagonismo social, empoderamento feminino, trabalho coletivo e direitos sociais.
Fortalecimento de vínculos e geração de autonomia
O projeto está fundamentado nas diretrizes da LOAS, PNAS, Resolução 109/2009, NOB/SUAS e orientações técnicas do MDS, reforçando o papel da Assistência Social em promover autonomia, pertencimento e fortalecimento comunitário.
Entre os principais objetivos do Ateliê estão:
Incentivar o sentimento de pertencimento e identidade comunitária;
Desenvolver habilidades manuais, criativas e produtivas;
Estimular a convivência e a solidariedade entre participantes;
Ampliar o protagonismo social e a autonomia econômica;
Promover integração entre territórios;
Valorizar o trabalho coletivo e a economia solidária, com possibilidade futura de feiras e exposições. (Gercom/PMA)
Leia também:
> Ação de Cidadania e Lazer leva serviços e lazer à Linhares
> Inscrições para as Oficinas de Crochê encerram nesta quarta
> Casas da Rosa abrem inscrições para Oficinas de Crochê
> CRJ e Casa da Juventude promovem oficinas em Vitória
> Tecnologia simples fortalece vínculos entre idosos e familiares
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













