DIREITOS HUMANOS
Banco de Alimentos no combate à insegurança alimentar
O Banco de Alimentos e a Conab juntas no combate à insegurança alimentar em Vitória.
Em 16/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Freepik
Participaram do encontro a secretária de Assistência Social da capital, Soraya Manato, a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz, e a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A equipe da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) se reuniu, na manhã desta terça-feira (15), com representantes da Secretária de Assistência Social de Vitória (Semas), para traçar estratégias que ampliem o alcance da atuação, eficácia e eficiência das ações no combate da insegurança alimentar e nutricional das famílias em situação de vulnerabilidade do município.
>> Plataformas devem promover ambiente seguro para jovens
Participaram do encontro a secretária de Assistência Social da capital, Soraya Manato, a subsecretária de Proteção Social Básica e Segurança Alimentar e Nutricional, Graziella Lorentz, e a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes.
Na ocasião, Roseane disse que o Banco de Alimentos Herbert de Souza tem interesse na execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que tem como objetivo apoiar a comercialização de produtos dos diversos segmentos da agricultura familiar no Brasil, incluindo povos e comunidades tradicionais, ao mesmo tempo em que destina alimentos aos equipamentos de alimentação e nutrição e à rede socioassistencial.
Roseane explicou que a parceria do Banco de Alimentos com a Conab pode proporcionar a aquisição de alimentos de melhor qualidade a serem doados às famílias atendidas pela Assistência Social. A Conab é uma empresa pública que atua no acompanhamento de safras, na gestão de políticas agrícolas e no abastecimento do país.
"É importante que também possamos pedir auxílio a Conab pois para além do Banco de Alimentos Herbert de Souza, temos interesse que as OSC parceiras em termos de colaboração da SEMAS se aproximem de atores próximos a agricultores familiares de forma a suprir nossa demanda interna por alimentação da agricultura familiar", destacou a subsecretária Graziella Lorentz.
"Acreditamos que aliando a expertise da Conab, no que tangem às compras da agricultura familiar e o conhecimento, com o know how do Banco de Alimentos, na distribuição de atendimento às famílias cadastradas na Assistência Social, vai garantir maior excelência no combate à fome e à insegurança em todo o município", destacou a secretária de Assistência Social, Soraya Manato, apostando nas ações conjuntas e mobilizações dos poderes públicos e da sociedade civil na soma esforços e iniciativas de combate à fome. (Secom/PMV)
Leia também:
> Plataformas devem promover ambiente seguro para jovens
> Salas Lilás atenderão mulheres vítimas de violência no interior
> Brasil registra 1.450 feminicídios em 2024, 12 a mais que 2023
> Brasil tem 3,4 mil mulheres resgatadas de trabalho escravo
> CIDH condena Brasil por violar direitos de quilombolas
> Guarapari avança na proteção à infância e adolescência
> Ainda há desigualdade entre homens e mulheres no Brasil
> Famílias pedem novo protocolo da saúde em Brumadinho
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












