CIDADE

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES

Cachoeiro é destaque entre as cidades mais seguras do ES, segundo levantamento nacional

Em 27/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Wallace Hull/Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Cachoeiro é o município mais populoso do interior do Espírito Santo, com cerca de 194 mil habitantes, ficando atrás apenas das cidades da Região Metropolitana.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Cachoeiro de Itapemirim voltou a se destacar positivamente em um importante ranking nacional de segurança pública. De acordo com o Anuário 2024 de Cidades Mais Seguras do Brasil, elaborado pela empresa MySide, o município aparece como a segunda cidade capixaba mais segura entre aquelas com mais de 100 mil habitantes, com uma taxa de 23 homicídios por 100 mil habitantes, bem abaixo da média nacional, de 26.

>> Viaduto de Alto Lage, em Cariacica terá 1,5 km de extensão

Cachoeiro é o município mais populoso do interior do Espírito Santo, com cerca de 194 mil habitantes, ficando atrás apenas das cidades da Região Metropolitana. No ranking estadual, Guarapari lidera com a menor taxa (21,5), e Cachoeiro vem em seguida, à frente de cidades como Vila Velha, Serra, Colatina, Vitória e Linhares — este último com o pior índice do estado (58,3 homicídios por 100 mil habitantes).

O levantamento utilizou dados do IBGE e do Ministério da Saúde, adotando a taxa de homicídios como principal métrica, amplamente utilizada por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC).

Mesmo licenciado para realizar procedimentos oculares e exames preventivos no joelho, o prefeito Theodorico Ferraço comentou os resultados e destacou os avanços de Cachoeiro na área de segurança.

“Este resultado é um reconhecimento ao trabalho sério e contínuo que estamos fazendo em parceria com as forças de segurança e com a população. Segurança pública se constrói com investimento em infraestrutura, prevenção, cidadania e diálogo constante com quem atua na linha de frente. Seguiremos firmes, fazendo de Cachoeiro uma cidade cada vez mais segura para viver e investir”, afirmou Ferraço.

Durante o período de licença, o município está sob comando do prefeito em exercício, Júnior Corrêa, que reforçou o compromisso da gestão com o fortalecimento das ações integradas de segurança.

“Cachoeiro não chegou a esse patamar por acaso. Temos investido em tecnologia, ampliado o videomonitoramento, modernizado a iluminação pública e reforçado a atuação da Guarda Civil Municipal. Estamos colhendo os frutos de uma política que coloca o cidadão no centro das prioridades”, destacou Corrêa.

O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Clayton Siqueira, também comentou o levantamento.

“A presença constante da nossa Guarda Civil Municipal nas ruas, aliada ao uso de ferramentas como o reconhecimento facial e o sistema de videomonitoramento, tem contribuído diretamente para a redução dos índices de criminalidade. Nosso trabalho é diário e permanente, e os dados comprovam que estamos no caminho certo”.

A gestão municipal avalia que o reconhecimento no anuário é também um reflexo dos investimentos sociais em educação, esporte, cultura, inclusão produtiva e infraestrutura urbana — pilares que contribuem para a prevenção da violência e para a construção de uma cidade mais justa e equilibrada. (Secom/PMCI)

Leia também:

Viaduto de Alto Lage, em Cariacica terá 1,5 km de extensão 
Revitalização do Ginásio da Serra será entregue nesta sexta
Viana avança com política habitacional voltada à população
Mais uma obra de macrodrenagem será realizada em Vitória
Pavimentação na BR-262 fortalece desenvolvimento rural
Aracruz moderniza e fortalece a rede socioassistencial

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET