SAÚDE

Cachoeiro realiza treinamentos para qualificar atendimento

Cachoeiro realiza treinamentos para qualificar atendimento a pacientes com tuberculose.

Em 20/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

A capacitação será direcionada a enfermeiros, médicos, farmacêuticos e instituições que atuam no combate à doença.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro, por meio do Programa Municipal de Combate a Tuberculose e Hanseníase, realizará, durante o mês de agosto, dois treinamentos voltados para todos os profissionais envolvidos no atendimento a pacientes com tuberculose.

A capacitação será direcionada a enfermeiros, médicos, farmacêuticos e instituições que atuam no combate à doença. Os encontros acontecerão no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Cachoeiro (Acisci).

No dia 21 (quinta-feira), às 10h, o treinamento será destinado aos profissionais dos prontos atendimentos do município (Paulo Pereira Gomes, Marbrasa e Itaoca) e a rede hospitalar local (Hospital Infantil, Santa Casa, Hospital Evangélico e Unimed).

Já no dia 27, também às 10h, a capacitação será direcionada aos profissionais do sistema penitenciário, incluindo os presídios masculino e feminino, o Centro de Detenção Provisória (CDP) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

O objetivo é fortalecer a linha de cuidados ao paciente com tuberculose, atualizando sobre o manejo clínico do paciente, abrangendo temas como diagnóstico precoce, fluxos de encaminhamento, laboratorial e condutas assistenciais.

“A assistência ao paciente com tuberculose exige articulação entre toda a rede de saúde. Esse tipo de treinamento é essencial para garantir um atendimento integral ao usuário e a comunidade”, destaca a coordenadora do programa, Marusca Mesquita.

Embora seja uma doença curável, a tuberculose segue como uma das principais causas de mortalidade no mundo. Segundo relatório global da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2023, a doença voltou a ser a principal causa de morte por um único agente infeccioso, superando a Covid-19 — dado reforçado no Boletim Epidemiológico de Tuberculose de 2025.

“Nosso compromisso é garantir que cada paciente com tuberculose receba um atendimento qualificado e humanizado. Investir continuamente na capacitação é fundamental para reduzir a incidência e alcançar a meta nacional de eliminação”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Renata Fiório.

O Governo Federal assumiu o compromisso de eliminar a tuberculose como problema de saúde pública até 2030. Entre as metas está a redução de 90% da incidência da doença até 2035, alcançando o índice de apenas 10 casos por 100 mil habitantes.

Cachoeiro de Itapemirim é referência no sul do Espírito Santo no combate à doença. O município conta com um laboratório equipado com o Teste Rápido Molecular para Tuberculose (TRM-TB), que garante mais agilidade e precisão no diagnóstico, qualificando o tratamento. (Secom/PMCI)

Leia também:

Agentes de saúde de Vitória recebem treinamento prático
Agentes de saúde têm capacitação em primeiros socorros
Unidade de Novo Brasil promove ação de saúde na quinta (21)
OperaES alcança marca de mais de 100 mil cirurgias eletivas
Diagnóstico tardio do câncer de colo de útero eleva custos
US de Terra Vermelha terá um mutirão de inserção de DIU

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET