MEIO AMBIENTE

Dia da Árvore terá chuva de sementes e Guardiões Ambientais

Dia da Árvore terá chuva de sementes e Guardiões Ambientais no Parque da Fonte Grande

Em 22/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Governo/ES

A iniciativa busca incentivar a reflexão e o desenvolvimento de ações práticas sobre a importância das árvores para a qualidade de vida e preservação ambiental.

Nesta segunda, dia 22 de setembro, a Secretaria de Meio Ambiente de Vitória (Semmam) promoverá uma programação especial em alusão ao Dia da Árvore, celebrado no dia 21, domingo. A iniciativa busca incentivar a reflexão e o desenvolvimento de ações práticas sobre a importância das árvores para a qualidade de vida e preservação ambiental.

A atividade será realizada no Parque da Fonte Grande, por meio do Centro de Educação Ambiental (CEA), que receberá, nos turnos da manhã e da tarde, os Guardiões Ambientais Mirins do CMEI Geisla da Cruz Militão, localizado no bairro Redenção, no Maciço Central de Vitória. Serão 92 crianças participantes - 46 no período matutino e 46 no vespertino - em uma programação cuidadosamente planejada para valorizar o protagonismo infantil no cuidado com a natureza.

Entre as vivências previstas estão: diálogos ambientais com educadores da Gerência de Educação Ambiental, interpretação da paisagem no Mirante da Floresta, dinâmica "O Que Dizem os Sons da Floresta?", contação da história "O Coração da Floresta - Um Caminho de Sementes", em parceria com Rodrigo Campaneli, do Instituto Unimed.

A programação inclui ainda roda de conversa com a Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios no Maciço Central, expedição pela floresta com trilha até a nascente do córrego Fradinhos e o plantio simbólico de mudas da Mata Atlântica. Durante a expedição, as crianças terão contato com a fauna e flora locais, além de conhecer os serviços ambientais proporcionados pelas árvores, como proteção das encostas, regulação do microclima, conservação dos solos, produção de alimentos e uso de plantas medicinais.

Chuva de sementes

Um dos pontos altos do evento será a chuva de sementes, com dispersão aérea de espécies nativas da Mata Atlântica realizada por drone da Semmam, com apoio da Gerência de Pesquisa e Monitoramento de Ecossistemas, que permitirá alcançar áreas de difícil acesso e que necessitam de recuperação da cobertura vegetal. Também merece destaque a apresentação da Brigada de Combate a Incêndios Florestais, cujo trabalho é fundamental para a preservação da floresta do Maciço Central.

As ações do Dia da Árvore integram o projeto "Mata Atlântica, Floresta que Ensina", que atua junto às comunidades do entorno do parque, ampliando informações sobre a importância da preservação e estabelecendo processos educativos voltados à proteção da Mata Atlântica.

Vitória tem motivo para celebrar: quase 40% do território municipal integra o bioma Mata Atlântica, protegido por lei, o que assegura condições para o desenvolvimento das árvores e a manutenção da qualidade de vida de todos os seres que compartilham esse ambiente.

O CMEI Geisla da Cruz Militão, localizado na zona de amortecimento do parque, é parceiro desta iniciativa, fortalecendo entre os estudantes o sentimento de pertencimento e a consciência cidadã em prol da sustentabilidade e da valorização da floresta urbana.

Por meio do Interagevix, também é possível acessar informações sobre o projeto "Mata Atlântica, Floresta que Ensina", destinado às escolas do entorno do Maciço Central de Vitória. (Secom/PMV)

Leia também:

Setembro Verde em Viana promove conscientização ambiental
Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França
Risco de clima seco e queimadas permanece alto no interior
Pesquisa mede o impacto do clima e do desmatamento
Balanço Ético Global da Ásia é realizado em Nova Déli
Fundema aprova novos projetos ambientais no Espírito Santo

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET