EDUCAÇÃO

Educação de Guarapari amplia a oferta de vagas para a EJA

Em 2025, serão 300 vagas a mais, em sete escolas ofertando a Educação de Jovens e Adultos.

Em 31/01/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: cookie_studio no Freepik

A iniciativa tem como objetivo reduzir o analfabetismo e promover a elevação da escolaridade de pessoas com mais de 15 anos que não completaram o ensino básico.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Pela primeira vez, a cidade de Guarapari amplia a oferta de vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com a adesão ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos. Este ano, 7 escolas vão oferecer as vagas. Até o ano passado eram 4.

>> Merendeiras recebem treinamento para o ano letivo de 2025 

A iniciativa tem como objetivo reduzir o analfabetismo e promover a elevação da escolaridade de pessoas com mais de 15 anos que não completaram o ensino básico. De acordo com o último senso, o IBGE identificou uma população de aproximadamente 4.200 pessoas analfabetas na cidade.

O município, ao firmar o pacto com o governo federal, recebe recursos para investimentos, entre eles a ampliação de vagas para a EJA.

Objetivo

Segundo a técnica da Educação de Jovens e Adultos pela Secretaria Municipal de Educação, Luciana Marques, o objetivo é aumentar a oferta de vagas e garantir o acesso à educação de qualidade.

“Uma das principais ações é aumentar a oferta de vagas e garantir o acesso à educação de qualidade para aqueles que, por diversas razões, não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada.”

Em Guarapari, o Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA), localizado no bairro Aeroporto, é a única instituição que oferece aulas nos três turnos — matutino, vespertino e noturno. 

Já as outras 6 escolas participantes do programa atendem exclusivamente no turno noturno, facilitando o acesso daqueles que trabalham durante o dia. Juntas, essas escolas ofertam 300 vagas adicionais, reforçando o compromisso do município com a inclusão educacional.

Flexibilidade de tempo

Além disso, a EJA oferece uma flexibilidade de tempo, permitindo que os alunos concluam o Ensino Fundamental mais rapidamente, de acordo com suas necessidades.

Luciana alerta ainda que, para a incrição, o interessado deve procurar uma das escolas com EJA disponível, e caso tenha alguma documento escolar, é importante. 

"Aquele que nunca foi à escola será matriculado na primeira etapa. Já os interessados que tiveram alguma passagem pela escola e não tem documento comprovatório, pode ir à escola, que a instituição fará uma classificação de acordo com os conhecimentos adquiridos."

Leia também:

Merendeiras recebem treinamento para o ano letivo de 2025
Governo do Estado distribui o material da ‘Coleção Paes’
Dia do LEGO: Viana inova com brinquedo para ensinar Braille
Terminam amanhã (28) as inscrições para bolsas do Prouni
MEC divulga resultado do Sisu com um dia de atraso
Prefeitura de Vitória oferta cursos profissionalizantes
Prouni 2025: inscrições começam nesta sexta-feira (24)
Governo do Estado divulga resultado do Nossa Bolsa 2025

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET