ECONOMIA NACIONAL
Febraban: 82% das transações bancárias são de forma digitais
Pesquisa da Febraban mostra que 82% das transações bancárias são feitas digitalmente.
Em 12/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © Bruno Peres/Agência Brasil
Segundo a pesquisa, o Pix registrou quase 25 bilhões de operações pelo celular em 2024, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) mostra que 82% das transações bancárias dos brasileiros são feitas pelos canais digitais, ou seja, pelo celular e internet banking. Os celulares foram responsáveis por 75% das operações. 

>> Indústria recua em 9 locais do Brasil pesquisados pelo IBGE
Os dados, divulgados nesta quarta-feira (11), são da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária 2025, realizada pela Deloitte. O levantamento leva em conta o ano de 2024.
“Os canais digitais se consolidam como o principal ponto de relacionamento financeiro. Esse avanço foi impulsionado principalmente pelo mobile banking [operações pelo celular], que somou 155 bilhões de transações no período, 20 bilhões a mais do que em 2023, representando um crescimento de 15%”, disse a Febraban, em nota.
Pix
Segundo a pesquisa, o Pix registrou quase 25 bilhões de operações pelo celular em 2024, um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento, os correntistas, em média, fazem 55 transações Pix, por mês, no celular.
“Os celulares vêm transformando a maneira como interagimos com nosso banco e as transações feitas pelo mobile banking crescem vertiginosamente ano a ano. Fatores como praticidade, conveniência somadas com a segurança das operações, que contam com criptografia avançada e autenticação biométrica, ajudam a explicar este sucesso”, destacou o diretor responsável pela Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária, Rodrigo Mulinari.
De acordo com o levantamento, as transações realizadas em canais físicos – como agências bancárias, caixas eletrônicos e correspondentes – seguem em trajetória de queda, representando apenas 5% do total. Nas agências bancárias, foram feitas 3,6 bilhões de transações em 2024, uma redução de 14% em relação ao ano anterior. (Por Bruno Bocchini/Agência Brasil)
Leia também:
> Indústria recua em 9 locais do Brasil pesquisados pelo IBGE
> BC prepara alternativa à poupança para financiar imóveis
> Brasileiros sacaram R$ 360 milhões em valores a receber
> Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE
> Mercado eleva previsão de expansão da economia para 2,18%
> Governo prepara Medida Provisória para recalibrar IOF
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












