CIDADE
Ferraço sanciona lei que cria Distrito Industrial em Pacotuba
Objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e reduzir desigualdades entre o Sul e o Norte do ES.
Em 02/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço destacou que o novo distrito é uma resposta concreta às disparidades históricas que limitam o desenvolvimento do Sul capixaba em comparação com o Norte, que conta com incentivos da Sudene.
Foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (02), a Lei nº 8170, que autoriza a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim a implantar um novo Distrito Industrial no distrito de Pacotuba e abrir corredores de acesso estratégico, com o objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e reduzir desigualdades regionais entre o Sul e o Norte do Espírito Santo.
A nova legislação prevê a realização de obras de infraestrutura, como pavimentação, instalação de energia elétrica, construção de galpões e espaços para indústrias, além da possibilidade de parcerias público-privadas. A medida inclui também a desapropriação de terrenos para uso industrial e comercial, respeitando critérios técnicos e urbanísticos definidos em regulamento próprio.
O prefeito Theodorico Ferraço destacou que o novo distrito é uma resposta concreta às disparidades históricas que limitam o desenvolvimento do Sul capixaba em comparação com o Norte, que conta com incentivos da Sudene.
“Estamos criando as condições para que Cachoeiro de Itapemirim tenha um polo industrial à altura do seu potencial. O Sul do Espírito Santo não pode continuar sendo preterido enquanto o Norte avança com incentivos federais. Este Distrito Industrial é um passo ousado e estratégico para equilibrar essa balança,”
Segundo ele, o projeto pretende tornar Pacotuba um novo centro de desenvolvimento, com impacto positivo em todo o município e região.
“Nosso foco é gerar emprego, renda e oportunidade para nossa população. Com infraestrutura planejada, corredores logísticos eficientes e apoio aos empresários, Cachoeiro vai atrair novas empresas e retomar o protagonismo econômico que já teve no passado.”
A lei também contempla a abertura de sete corredores logísticos em diversas regiões do município, como o trecho que liga o Aeroporto ao Centro Industrial de São Joaquim e conexões com a BR-101, reforçando a mobilidade para escoamento da produção.
A implantação do Distrito Industrial inclui ainda a reserva de áreas para serviços públicos, escolas técnicas, unidades de saúde, centros comerciais, postos de segurança, heliporto e preservação ambiental. A previsão é de que os terrenos sejam licitados ou concedidos por meio de chamamento público, com incentivos para os empreendedores que cumprirem os prazos de instalação e operação dos projetos industriais.
Com a sanção da lei, a Prefeitura já trabalha com uma Comissão Especial responsável por estudos técnicos e pela avaliação dos imóveis, zoneamento e critérios de alienação.
Leia também:
> Vitória entrega a requalificação da Praça da Mata da Praia
> Serra discutirá o futuro mais acolhedor e sustentável da cidade
> Defesa Civil: Projeto Mãos Dadas capacita lideranças de Vitória
> Aracruz e Governo ES entregam obras em ruas da Barra do Sahy
> Novo México vai ganhar praça com quadra e academia
> Quadra em Inhanguetá é entregue totalmente reformada
> Cariacica realiza intervenção e melhorias em estradas rurais
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













