MEIO AMBIENTE
Fiscalização ambiental apreende 70 caixas de som em Vitória
Uma operação de fiscalização apreendeu 70 caixas de som durante os 4 dias de Carnaval.
Em 06/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: José Carlos Schaeffer/Divulgação/Prefeitura de Vitória
Todos os equipamentos de áudio foram lacrados, identificados e estão sob a custódia da Secretaria de Meio Ambiente.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
Uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente apreendeu 70 caixas de som durante os quatro dias de Carnaval no Centro de Vitória. É o maior número de apreensões já realizada pelas equipes durante o período da folia, de sábado (2) a terça-feira (4).
>> Jacaraípe, Nova Almeida e Bicanga terão ações Praia Limpa
Todos os equipamentos de áudio foram lacrados, identificados e estão sob a custódia da Secretaria de Meio Ambiente. A restituição dos equipamentos recolhidos será realizada após a apresentação do proprietário do equipamento devidamente identificado e após a aplicação das medidas cabíveis, que variam entre notificação e multa.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger, falou sobre a operação realizada nos quatro dias de Carnaval no Centro de Vitória.
"A gente se antecipou ao fato de gerar o ruído. Foi uma ação coletiva feita pela Fiscalização Ambiental e pela Guarda de Vitória. A gente tem feito um trabalho educativo para as pessoas respeitarem as regras e não utilizarem as caixas. Mas quem insiste em utilizar, em qualquer logradouro público, está infringindo a legislação, que pode ocorrer em multa e remoção do equipamento", destacou.
Os materiais estão disponíveis para retirada a partir desta quinta-feira (6) na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que fica na Rua Vitório Nunes da Motta, 220, no bairro Enseada do Suá, no prédio do Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão (CIAC).
O secretário também falou sobre a ação das equipes quanto aos carros de som localizados pelo Centro de Vitória. No total, 11 desses veículos foram autuados.
"Além das caixas de som, nós fizemos também a autuação de 11 veículos de som. Aqueles carros com equipamentos de som no porta-malas. Todos eles vão responder por crimes ambientais", detalhou.
De acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente -- Lei Municipal nº 4.438/1997, Decreto Municipal nº 10.023/1997 e nº 17.304/2018 --, é terminantemente proibida, em qualquer período do ano, a presença de veículos automotores e caixas de som portáteis em espaços públicos de Vitória, incluindo praias, praças, parques, calçadões e ruas. As multas são enquadradas como infração grave, e o valor pode variar entre R$ 5.447,10 e R$ 9.743,75. (Secom/PMV)
Leia também:
> Jacaraípe, Nova Almeida e Bicanga terão ações Praia Limpa
> Iema estabelece diretrizes para cálculo de multas ambientais
> Fiscalização realiza ação contra sons irregulares na Serra
> Vitória aposta na inovação para recuperar áreas verdes
> Campanha Praia Limpa recolhe 27 quilos de lixo na Serra
> Usina da Global Carbon é inaugurada no Espírito Santo
> Vitória ganha novo Centro de Educação Ambiental no Horto
> Meio Ambiente fará uso de drones para ações de fiscalização
> O mês de Janeiro de 2025 foi o mês mais quente do planeta
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












