MEIO AMBIENTE
Guarapari avança para integrar Trilha Litorânea Capixaba
Município de Guarapari confirmou o interesse em integrar a futura Trilha Litorânea Capixaba
Em 12/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari
A participação de Guarapari na Rede Trilhas também representa um avanço na gestão integrada do território, contribuindo para a valorização de áreas naturais e culturais e promovendo um turismo de baixo impacto que respeita o meio ambiente e beneficia comunidades locais.
Durante a primeira reunião da Rede Capixaba de Trilhas, realizada nesta sexta-feira (09), no Parque Estadual Paulo César Vinha, o município confirmou seu interesse em integrar a futura Trilha Litorânea Capixaba — percurso que, no longo prazo, fará parte do corredor nacional de ecoturismo “Oiapoque ao Chuí”.
>> Projeto vai unir hip-hop, teatro e conscientização ambiental
A iniciativa é parte da Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade (Rede Trilhas), lançada em 2018 pelos Ministérios do Meio Ambiente e do Turismo, com o objetivo de conectar trilhas não motorizadas, unindo áreas protegidas, paisagens naturais e comunidades locais em um sistema padronizado e sustentável.
O secretário municipal de Turismo, Fernando Otávio Campos, destacou o potencial da cidade.
“Guarapari tem natureza exuberante e percursos prontos para trilheiros a pé, de bicicleta, a cavalo ou em rotas náuticas. Participar desse projeto amplia nossa visibilidade dentro e fora do Brasil.”
Segundo ele, a adesão à Trilha Litorânea Capixaba trará benefícios concretos ao destino.
“Vamos adotar padrões internacionais de sinalização e operação, o que qualifica ainda mais nossa oferta turística. Isso eleva o ticket médio dos visitantes, reduz a sazonalidade e gera empregos e receita para pousadas, restaurantes, artesãos e operadores de aventura.”
O subsecretário de Meio Ambiente, Rafael Zouain, reforçou a importância estratégica da iniciativa.
“O inventário de trilhas em desenvolvimento conecta conservação ambiental ao desenvolvimento econômico sustentável, consolidando a vocação natural de Guarapari como capital capixaba do ecoturismo.”
A participação de Guarapari na Rede Trilhas também representa um avanço na gestão integrada do território, contribuindo para a valorização de áreas naturais e culturais e promovendo um turismo de baixo impacto que respeita o meio ambiente e beneficia comunidades locais. (Secom/PMG)
Leia também:
> Projeto vai unir hip-hop, teatro e conscientização ambiental
> Aracruz planeja criar Corredor Ecológico de Biodiversidade
> Emergência climática exigirá cerca de US$ 6 trilhões até 2030
> Serra conta com 6 Pontos de Entrega para descartar resíduos
> Pesquisa mostra que brasileiros apoiam redução de metano
> Governo anuncia R$90 milhões para preservação da Caatinga
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













