ECONOMIA CAPIXABA
Intenção de Consumo das Famílias capixabas teve alta de 0,1%
Otimismo do consumo aponta para expectativas positivas nas vendas de fim de ano do comércio
Em 18/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Envato/Divulgação/(By Connect Fecomércio-ES)
O indicador se manteve estável em outubro, mas com sinais de melhora entre os consumidores com renda familiar de até 10 salários mínimos, ou seja, R$ 15.180.
A confiança das famílias capixabas na economia tem demonstrado sinais positivos para as compras de fim de ano. O Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo manteve-se estável, com leve alta de 0,1% em relação a setembro, chegando a 104,6 pontos, sendo um resultado acima da média nacional (101,2 pontos). Ele indica que os capixabas têm retomado o otimismo, especialmente as famílias de menor renda, com até 10 salários mínimos mensais (R$ 15.180), que apresentaram o maior avanço na disposição para consumir.
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados do ICF, disponibilizados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Desempenho
Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o desempenho de outubro mostra que o consumo no estado tem ganhado força de forma gradual.
“As famílias capixabas demonstram maior segurança financeira e confiança nas compras. A melhora entre os grupos de menor renda é um sinal positivo, especialmente com a aproximação de datas importantes para o comércio, como a Black Friday e o Natal.”
Entre os componentes do ICF, o destaque ficou por conta do indicador “Momento para duráveis”, que cresceu 2,9% em relação a setembro. O aumento mostra que mais consumidores veem o período como favorável à compra de bens de maior valor, como eletrodomésticos e eletrônicos, um movimento típico de fim de ano.
Outro ponto de destaque foi a “Perspectiva de consumo”, que subiu 1,14% entre as famílias com renda de até 10 salários mínimos, alcançando 120,7 pontos. O resultado indica que esse grupo deve consumir mais no último trimestre de 2025 do que no mesmo período de 2024, o que pode impulsionar as vendas no varejo.
“O Espírito Santo se mantém em um patamar de satisfação no consumo, com uma percepção positiva do emprego atual. Ainda há cautela, mas o ambiente é mais favorável para o comércio nos próximos meses.”
O 3º vice-presidente da Fecomércio-ES, José Carlos Bergamin, avalia que o comércio capixaba deve manter um bom desempenho até o fim do ano, mas com ritmo mais moderado de crescimento.
“Os consumidores continuam comprando, mas com mais cautela. A confiança no futuro existe, porém vem acompanhada de uma avaliação mais cuidadosa dos gastos. A empregabilidade segue em bom nível e os salários mostram recuperação, o que mantém o comércio em movimento.”
De acordo com Bergamin, o equilíbrio entre renda e custo de vida tem sustentado o varejo capixaba.
“O comércio mostra resiliência e capacidade de adaptação, mesmo em um cenário econômico que exige gestão mais prudente e foco na eficiência.” (Por Kelly Kalle/AsImp/C2)
Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK
Leia também:
> Cresce a confiança dos empresários do comércio capixaba
> Cresce a capacidade de pagamento de dívidas das famílias capixabas
> Banestes anuncia nova linha de crédito flexível para igrejas
> Comércio capixaba cresce quatro vezes mais que o do Sudeste
> Mutirão do Procon Vitória ajudará colocar as contas em dia
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













