SAÚDE
Milhões de pessoas podem ter doença pulmonar grave sem saber
A Doença Pulmonar Obstrutiva, ainda é pouco conhecida, é a terceira causa de morte no mundo.
Em 10/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Designed by FREEPIK
A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), considerada a terceira causa de morte no mundo, é uma condição pulmonar progressiva e irreversível que compromete a capacidade de respirar adequadamente.
Apesar de ser a terceira causa de morte no mundo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ainda é pouco conhecida pela população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3,5 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença em 2021; número que pode ultrapassar os 5 milhões até 2060. No Brasil, estima-se que 14 milhões convivam com a DPOC, mas apenas 34% têm diagnóstico confirmado.
A DPOC é uma condição pulmonar progressiva e irreversível que compromete a capacidade de respirar adequadamente. Seus principais sintomas incluem tosse crônica, falta de ar, produção excessiva de muco e chiado no peito, que tendem a se agravar com o tempo. O tabagismo é o principal fator de risco, mas a exposição prolongada a poluentes atmosféricos, poeiras e produtos químicos também contribui para o desenvolvimento da doença.
Estudo gratuito
Com sede em Serra, no Espírito Santo, o Centro de Avaliação de Medicamentos e Especialidades de Pesquisa (CENDERS) está recrutando voluntários para um estudo clínico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos, voltado a pessoas com diagnóstico confirmado de DPOC. Os participantes devem ter entre 40 e 80 anos e ser fumantes atuais ou ex-fumantes com histórico mínimo de 10 anos.
Durante o estudo, os voluntários terão acesso a acompanhamento médico gratuito, medicação do estudo sem custo, agendamento facilitado de exames e consultas também sem custos, equipe multidisciplinar qualificada, reembolso de transporte e alimentação nos dias de atendimento, além de acesso aos resultados e laudos dos exames realizados.
Segundo a Dra. Renata Vicente, diretora de assuntos clínicos e contratos do CENDERS, estudos clínicos como este tem objetivos de encontrar um melhor medicamento e/ou melhor tratamento para doenças.
“Ainda há muito desconhecimento sobre a DPOC, mesmo sendo uma das doenças que mais mata no mundo. Estudos clínicos como este tem objetivos de encontrar um melhor medicamento e/ou melhor tratamento para doenças, mas de certa forma por consequência acaba ampliando para a população participante dos estudos, o acesso ao diagnóstico e oferece protocolo de uso de medicamento gratuito dentro de um centro de pesquisa completo.” (Por Rosane Freitas/AsImp)
Inscrições:
As pré-inscrições devem ser feitas pelo site oficial, no LINK
Leia também:
> Secretaria da Mulher realiza ações com foco no Outubro Rosa
> Brasil recebe 2,5 mil unidades de antídoto contra metanol
> Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
> Viana realiza mutirão de mamografias para zerar fila de espera
> Aulão Outubro Rosa movimenta Estação Cidadania-Esporte
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













