CENÁRIO EMPREENDEDOR

Mulheres transformam banana em produtos saborosos

Mulheres transformam banana em produtos como bombons, chips e macarrão em Cariacica

Em 29/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cariacica

O grupo mantém em funcionamento a loja “Venda dos Tropeiros” nos finais de semana, na estrada principal de Cachoeirinha, e tem feito grande sucesso entre os moradores. 


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O Grupo Sete M – Sete Mulheres, também conhecido pelos seus produtos “Delícias de Cachoeirinha”, transforma banana em produtos saborosos como bombons, chips, banana-passa, macarrão e farinha. O grupo mantém em funcionamento a loja “Venda dos Tropeiros” nos finais de semana, na estrada principal de Cachoeirinha, e tem feito grande sucesso entre os moradores. 

>> MEIs e artesãos de Vila Velha podem se inscrever para FecartES

O projeto começou em 2006, como uma forma de aproveitar o que sobrava dos bananais. Com o tempo, as mulheres perceberam a procura por seus produtos e passaram a comprar bananais para atender às necessidades dos clientes.

“Nós fomos evoluindo e agora temos que comprar os bananais para podermos atender a demanda que temos”, contou Vera Lucia Monteiro, vice-presidente da associação. 

O objetivo das mulheres é poder tirar o sustento dessas produções. Para isso, elas se dedicam nos produtos e divulgam o projeto. Segundo Vera, elas estão caminhando para essa meta.

“Quando tem demanda a gente se reúne, chama todo mundo e é super divertido. Hoje não há necessidade de ter mais pessoas. Na nossa fábrica, cada uma faz um pouco de tudo. Descasca quando precisa, modela, passa chocolate, empacota e coloca etiqueta. Vamos nos organizando”, explicou o processo de criação. 

Para comercializar os produtos, o grupo trabalha aos sábados e domingos, das 8h às 17h, na loja da associação, que fica localizada na estrada principal de Cachoeirinha. Além disso, elas estão no Mercado Municipal e também distribuem as produções na Praia da Costa e em Itapuã. 

“A nossa matéria-prima é a banana. Então, dessa banana, a gente transforma em bombom, banana chips, farinha de banana e banana-passa. É feito todo um processo até que eles cheguem ao consumidor, mas é com muito carinho”, ressaltou. 

O Grupo Sete M é um exemplo de sucesso de empreendedorismo feminino. Com dedicação e trabalho em equipe, as mulheres seguem realizando as confecções e garantindo a renda do mês. (Semco/PMC)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
MEIs e artesãos de Vila Velha podem se inscrever para FecartES
Cachoeiro reforça importância da formalização para o MEI
Feira de produtos da Páscoa começa nesta terça em Cachoeiro
Atendimento ao cliente é tema de oficina gratuita na Serra
Cachoeiro vai promover feira de produtos da Páscoa
PMVV lança programa que conecta mulheres ao trabalho
Março tem condições especiais de crédito para mulheres

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET