SAÚDE
Mutirão contra dengue acontece nesta quinta em Vila Velha
Nossa Senhora da Penha, vai receber, nesta quinta, (28) um mutirão para combater a dengue
Em 28/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
Durante a mobilização, equipes das secretarias vão percorrer o bairro visitando imóveis para identificar focos do mosquito, aplicar o tratamento adequado e orientar moradores sobre como eliminar criadouros dentro das residências.
O bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, vai receber, nesta quinta-feira (28), das 8 às 12h30, um mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada pela Prefeitura de Vila Velha, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Urbanos.
Durante a mobilização, equipes das secretarias vão percorrer o bairro visitando imóveis para identificar focos do mosquito, aplicar o tratamento adequado e orientar moradores sobre como eliminar criadouros dentro das residências. Além das visitas domiciliares, a força-tarefa também vai atuar na limpeza de caixas de ralo (bueiros), remoção de entulhos e objetos sem utilidade, como pneus, vasilhames e restos de móveis, além de capina, varrição de vias e vistorias em terrenos baldios e canteiros de obras.
Ajude a eliminar focos
As ações de combate ao Aedes aegypti acontecem durante todo o ano no município, mas, para que sejam eficazes, é fundamental que os moradores recebam os agentes de endemias e também façam a sua parte.
Em Vila Velha, os agentes realizam visitas de rotina devidamente uniformizados e identificados.
“Não basta apenas o trabalho do poder público. Cada morador deve verificar seu quintal, eliminar água parada e manter recipientes limpos. Essa é a forma mais eficaz de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças”, destaca a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.
“Nosso trabalho é retirar entulho, limpar bueiros, capinar ruas e vistoriar terrenos, mas nada disso terá efeito se cada morador não fizer a sua parte dentro de casa. O mosquito se multiplica em pequenas quantidades de água parada e, por isso, a prevenção depende tanto do poder público quanto da responsabilidade individual de cada cidadão”, afirma o secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Raphael do Nascimento.
Segundo especialistas, 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências, em locais como caixas d’água, calhas, vasos de plantas e recipientes que acumulam água. Por isso, a orientação é que os moradores inspecionem seus quintais regularmente e eliminem qualquer recipiente que possa acumular água. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Vacina do HPV avança, mas precisa resgatar mais velhos
> Unidades de Saúde oferecem grupos de apoio para pais
> Prefeitura de Aracruz realiza conferência Municipal de Saúde
> Cachoeiro vai levar exames de vista gratuitos para alunos
> Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual tem ações
> Três pessoas tiveram encefalite equina venezuelana no AM
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













