MEIO AMBIENTE

Pedalinho Ecológico une lazer, turismo e consciência ambiental

Vitória pode se tornar o berço de iniciativa que combina lazer, turismo e proteção ambiental.

Em 23/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Leonardo Duarte/Divulgação/Prefeitura de Vitória

Funcionando de forma simples, enquanto os usuários pedalam, o equipamento recolhe resíduos flutuantes e microplásticos.

A cidade de Vitória pode se tornar o berço de uma iniciativa inovadora que combina lazer, turismo e proteção ambiental. O projeto Biclean, um pedalinho com sistema de coleta de lixo e microplásticos, foi apresentado em fase de teste na capital capixaba e recebeu o apoio de autoridades e da população presente. A proposta é de autoria de uma parceria entre empresa do Espírito Santo e Prefeitura de Vitória.

Em sua versão final, o equipamento foi concebido para capturar resíduos flutuantes como copos, garrafas, sacos plásticos e resídos, além de ter um compartimento para microplásticos, que serão analisados em laboratório. A ideia é que o Biclean limpe não apenas as águas, mas também sirva como ferramenta de educação ambiental.

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, demonstrou entusiasmo com a iniciativa.

"Muito bom esse projeto, ecológico  que pode incentivar as crianças, famílias e turistas à proteção ao meio ambiente. Vamos trabalhar para virar realidade", afirmou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Alexandre Ramalho, destacou o potencial do projeto como atrativo turístico e educacional.

"Bacana e interessante agregando no lazer e questões ecológicas, podendo servir de educação ambiental às crianças. Esse evento de teste serve para ver como funciona na prática, tendo a apresentação do produto para a Prefeitura de Vitória. Estamos dialogando para futura implementação, aproveitando essa semana de evento na cidade sobre o Dia Mundial da Limpeza", disse.

Biclean

Funcionando de forma simples, enquanto os usuários pedalam, o equipamento recolhe resíduos flutuantes e microplásticos. O material capturado será enviado para laboratório, permitindo estudos sobre a composição e origem do lixo marinho. Próximo da apresentação do projeto estava a turista Suely Ohira, (73), de Atibaia, São Paulo. Ela ficou encantada ao ver o pedalinho em ação.

"Estou em passeio turístico, fui no projeto Tamar e Baleias Jubarte, e passando vi esse pedalinho. Que ideia magnífica, a cidade é muito limpa e tão linda. O mar precisa ter essa atenção, os animais pedem ajuda e acabam engolindo muito lixo. Esse projeto é muito bacana, eu adorei", comentou.

O inventor do projeto e técnico, Thiago Gabrig, de Niterói (RJ) ressaltou que Vitória é a cidade ideal para implementação do projeto.

"O foco são cidades costeiras que têm um potencial de turismo, de exploração de turismo náutico, inclusive Vitória, que é uma cidade muito bonita, tem uma costa muito extensa. E são áreas abrigadas. Então, assim, a geografia da região colabora muito" explicou. Ele também adiantou que a empresa pretende fabricar mais 10 unidades e já tem planos de trazer um centro de tecnologia para a capital capixaba.

O empresário Cléber Montanvani enfatizou a importância da parceria entre empresas cariocas e capixabas e a escolha de Vitória como ponto de partida.

"Vale ressaltar que é uma tecnologia de uma empresa carioca com uma empresa capixaba, e uma das coisas que eu fiz questão foi a apresentação ser em Vitória por conta do próprio ambiente da cidade. O povo tem mais preocupação em relação à sua conservação ambiental, eu sou daqui. Então, a gente tem consciência disso, e seria especial pra gente, ter em vitória", pontuou.

Reforçando a dimensão do projeto e importância do teste na baía de Vitória, que vai além da simples limpeza da água, tendo uma amplitude em questões dos exames laboratoriais dos microplásticos,  a coleta e  conscientização das crianças,  o funcionamento real do projeto ainda dependerá de discussões sobre as barreiras de navegação e outras regulamentações, que serão debatidas em conjunto com a Prefeitura de Vitória, investidores e a Marinha. A expectativa é que, com a colaboração de todos, Vitória possa se tornar o marco zero dessa tecnologia que une inovação, sustentabilidade e educação. (Secom/PMV)

Leia também:

Feira Conexão Sustentável começa nesta quinta-feira (25)
Brasil apresenta soluções de financiamento climático em NY
Brasil e mais 16 países assinam carta por transição energética
Dia da Árvore: Serra investe em Plano de Arborização Urbana
Dia da Árvore terá chuva de sementes e Guardiões Ambientais 
Setembro Verde em Viana promove conscientização ambiental

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET