AGRICULTURA
Piscicultores recebem treinamento para aumentar a produção
Piscicultores de Vila Velha começam a receber um treinamento para aumentar a produção
Em 10/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Anderson Neto/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha
Até o final dessa semana, outras 10 propriedades vão receber o apoio técnico para potencializar ou iniciar a produção na piscicultura.
Para iniciar de forma prática a ação de incentivo à piscicultura no município, representantes da Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha (Semap) estiveram nessa segunda-feira (08) no Recanto da Coruja, propriedade rural localizada na região do Xuri. Eles acompanharam a consultoria técnica feita pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), visando ao desenvolvimento da criação de peixe e camarão em tanques.
Até o final dessa semana, outras 10 propriedades vão receber o apoio técnico para potencializar ou iniciar a produção na piscicultura. Elas foram cadastradas pela Semap para serem contempladas com a consultoria gratuita do Senar. Ao todo serão 40 produtores rurais atendidos em Vila Velha.
Além de técnicos da Semap, do subsecretário municipal de Agricultura e Pesca, Fábio Barcellos, e do técnico do Incaper, Venilton Rodgers, agentes da Ronda Ambiental e Rural da Guarda Municipal de Vila Velha (Roar) também acompanharam os trabalhos.
O proprietário rural José Luiz Helmer se mostrou animado com a consultoria. Ele, que já possui uma pequena produção de tilápia e camarão da Malásia em tanques, acredita que as orientações fornecidas pelo Senar vão alavancar seus resultados.
“Minha motivação maior para receber essa consultoria é de viver no campo com as melhores condições possíveis. Como eu já produzo peixe e camarão, acredito que, a partir do apoio técnico do Senar, vou conseguir chegar a esse objetivo”, explicou.
O piscicultor gostou da conversa inicial com o técnico do Senar e pretende colocar em prática a alimentação das espécies no tanque somente com base vegetal. O objetivo é reduzir os custos com ração.
“Quero ver se funciona tratar a alimentação dos peixes e camarões com Lemna, que é uma planta rica em proteínas. Isso vai ajudar a reduzir os custos de produção e nos ajudar a aumentar a criação”, acredita José Luiz, que espera aumentar sua capacidade produtiva gradualmente, alcançando um total de duas toneladas de pescado por mês.
O consultor técnico e instrutor do Senar, Fabiano Giori, explicou que o trabalho, nesse primeiro momento, é de verificação das condições de cada propriedade.
“Primeiramente vamos analisar o potencial produtivo de cada piscicultor e a necessidade que cada um tem para começar a produzir ou alavancar a produção. Depois nós oferecemos uma assistência técnica e gerencial, gratuitamente e mensalmente, por dois anos. É a partir desse diagnóstico que vamos direcionar o tipo de atendimento que cada propriedade requer para ajudar o produtor a crescer”, ressaltou.
O subsecretário Fábio Barcellos acredita que esse é um momento importante para a piscicultura do município.
“Depois de realizarmos essa primeira fase, de cadastro dos 40 produtores rurais que vão receber o apoio técnico do Senar, vamos auxiliar os piscicultores de Vila Velha a realizar o escoamento de sua produção. Tudo para que o produtor rural se desenvolva e consiga produzir e comercializar bem aquilo que produz”, completou Fábio Barcellos. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Viticultura está presente em 29 municípios capixabas
> Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor
> Agropecuaristas da Serra ganham a Casa do Produtor Rural
> Pimenta-do-reino capixaba bate recorde de exportações
> Agroecologia avança em oito municípios capixabas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET















