CIDADE

PMVV realiza limpeza de canais para evitar retenção de água

As equipes de Vila Velha intensificam a limpeza de canais para evitar retenção de água.

Em 08/05/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Nas últimas 24 horas, Vila Velha acumulou 54 mm de chuva, o que representa 80% da média normal para o mês, que é de 67 mm.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Após as chuvas registradas na quarta (7) e nesta quinta-feira (8), a Secretaria de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha intensificou as ações de limpeza e desobstrução de canais e galerias pluviais, como é o caso do Canal Bigossi, localizado nas proximidades da futura Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) do Terminal de Vila Velha. A medida visa aliviar a pressão sobre as redes de drenagem nos bairros Ilha dos Ayres e Divino Espírito Santo, áreas afetadas pelo acúmulo de água.

>> Procon realiza pesquisas de produtos para o Dia das Mães

Nas últimas 24 horas, Vila Velha acumulou 54 mm de chuva, o que representa 80% da média normal para o mês, que é de 67 mm. Esse volume significativo de precipitação em um curto período contribuiu para o acúmulo de água em diversas regiões da cidade, exigindo ações imediatas para melhorar o escoamento e prevenir transtornos à população.

O programa Alagamento Zero também inclui uma frente permanente de limpeza urbana. A prefeitura mantém equipes em campo para a retirada de resíduos e sedimentos em canais, bocas de lobo e galerias subterrâneas. As equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos de Vila Velha recolheram, nos últimos sete dias, 220 toneladas de lixos nos canais.
 
Atualmente, Vila Velha conta com um total de 12 Estações de Bombeamento de Águas Pluviais (EBAPs). Seis delas foram entregues pela atual gestão em parceria com o Governo do Estado: Marilândia, Cobilândia, Laranja, Foz do Costa, além de Aribiri e Rio Marinho. A cidade já possuía três estações em operação antes do início da atual gestão. Outras três EBAPs estão em construção: Bigossi, Parque das Gaivotas e Pontal das Garças. Esses investimentos visam aumentar a capacidade de drenagem da cidade e reduzir os impactos das chuvas intensas. As estações bombeiam a água acumulada em áreas críticas e são acionadas à distância por sistema remoto. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Procon realiza pesquisas de produtos para o Dia das Mães
Demolição marca início das obras no Morro do Moreno
Diversos serviços da Prefeitura são ofertados no Mercado Municipal
Procon Cachoeiro dá dicas para compras no dia das mães
Cariacica realiza a limpeza e pavimentação nos bairros
Confira o mapa da nova iluminação a LED de Anchieta

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET