MEIO AMBIENTE
Prefeitura de Aracruz participa do Projeto Praia sem Óleo
O objetivo do curso é para a observação do comportamento do óleo no meio ambiente.
Em 05/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Aracruz
Em 2019, o Espírito Santo foi uma das regiões severamente afetadas pelo desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo que atingiu diversas praias do Brasil, deixando um rastro de destruição em ecossistemas marinhos e costeiros.
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está ministrando o curso “Projeto Praia sem Óleo”, que visa preparar as equipes gestoras dos órgãos municipais, em parceria com a Prefeitura de São Mateus. As secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Planejamento (Sempla), além da Defesa Civil da Prefeitura de Aracruz, participam do treinamento com o objetivo de multiplicar o conhecimento para ações de limpeza em caso de eventuais desastres de derramamento de petróleo nas praias do Espírito Santo. O curso acontece nos dias 4 e 5 de novembro, em São Mateus.
O objetivo do curso é para a observação do comportamento do óleo no meio ambiente, procedimentos para limpeza de óleo em ambientes litorâneos, forma adequada para armazenamento, destinação temporária e definitiva dos resíduos oleosos coletados.
Em 2019, o Espírito Santo foi uma das regiões severamente afetadas pelo desastre ambiental causado pelo derramamento de óleo que atingiu diversas praias do Brasil, deixando um rastro de destruição em ecossistemas marinhos e costeiros.
Os participantes aprenderão técnicas adequadas para a remoção do óleo das praias, como identificar áreas contaminadas, os cuidados ao manusear resíduos tóxicos e o impacto ambiental do óleo no ecossistema marinho.
Além disso, será dada ênfase à conscientização ambiental e à importância da atuação comunitária na preservação do litoral. Os multiplicadores serão capacitados para repassar os conhecimentos adquiridos a outros membros da comunidade, ampliando o alcance da ação de limpeza e conscientização.
As aulas teóricas ocorrerão no auditório da sede administrativa da prefeitura de São Mateus e as aulas práticas na Base do Centro Tamar, em Guriri. O treinamento tem carga horário de 08 horas, sendo 04 horas de aula teórica e 04 horas de aula prática. (Por Thiago Peroni-Secom/PMA)
Leia também:
> Amazônia e Cerrado têm dados de redução do desmatamento
> Petrobras tem excelência para explorar Margem Equatorial
> Programa Restaura Amazônia aprova 17 novos projetos
> Campanha de troca de recicláveis por pães será sábado
> Subsídio para energia limpa precisa superar o de fósseis
> Brasil reafirma urgência de financiamento para ações climáticas
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













