NEGÓCIOS

Projeto "Vila Velha Ágil" vai acelerar o crescimento econômico

Com o apoio da Assevila, o projeto redefine o futuro dos negócios no município de Vila Velha.

Em 24/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: José Luiz Mazolini/Portal CORREIO CAPIXABA

Para potencializar o crescimento dos negócios e desburocratizar a cidade, a Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) apoia a iniciativa da Prefeitura Municipal de Vila Velha no projeto inovador "Vila Velha Ágil", que será lançado no dia 26 de junho, dentro do 26º Café de Negócios. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

Com uma localização estratégica, o município de Vila Velha conta com uma economia diversificada e em crescimento, reunindo características essenciais como forte potencial de consumo, grande capacidade de geração de empregos e um importante polo turístico, sendo um ambiente favorável para novos investimentos, a consolidando como um dos principais municípios a impulsionar o desenvolvimento do Espírito Santo.

Para potencializar o crescimento dos negócios e desburocratizar a cidade, a Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) apoia a iniciativa da Prefeitura Municipal de Vila Velha no projeto inovador "Vila Velha Ágil", que foi apresentado na 21ª edição do Café da Assevila, em junho de 2024. Agora, um ano depois, será lançado - pronto para operar - no dia 26 de junho, dentro do 26º Café de Negócios, realizado pela entidade. 

Objetivo

O objetivo desta iniciativa, desenvolvida em parceria com a Fundação Dom Cabral, foi identificar os principais desafios das secretarias municipais para promover um ambiente de negócios mais eficiente e atrativo. Para isso, ela aponta possíveis soluções que tornam os serviços e processos mais ágeis e eficazes, utilizando uma mentalidade ágil e de inovação, apoiada na transformação digital. Isso cria um ambiente favorável aos investimentos e fomenta as vocações locais, como o turismo, a atividade portuária e a riqueza ambiental. O projeto está, ainda, ligado ao Plano de Desenvolvimento Vila Velha 500 Anos, promovendo sustentação para os planos de longo prazo do município até 2035.

Para o presidente da Assevila, Thomaz Tommasi, o município de Vila Velha está entre os três maiores PIBs do Espírito Santo, e o projeto "Vila Velha Ágil" representa um marco para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico.

“Nosso município se destaca na geração de empregos formais, além de todos os outros atrativos, resultado da nossa economia diversificada. A parceria com a Prefeitura, especialmente na entrega deste projeto aos empresários, mostra o compromisso da Assevila em fomentar esse desenvolvimento. Neste momento, damos início ao primeiro protocolo do programa que visa simplificar processos e ampliar oportunidades para todo o setor produtivo.”

Com o "Vila Velha Ágil", ganham os empresários, a administração pública e a sociedade em geral. Para o empresariado, o programa traz uma série de benefícios, tais quais: redução do prazo de análise em decorrência de ordem, análises simultâneas e integradas, graças ao acesso comum aos documentos; maior segurança com a unificação da carta de anuência; comodidade de ter roteiros definidos e todos os documentos concentrados em único local, disponíveis para análise, sendo possível ter o conhecimento prévio do roteiro, da documentação requerida, bem como as taxas e os prazos estipulados em cada etapa. 

Com tantas vantagens, o "Vila Velha Ágil" deixa o município ainda mais preparado para atrair e implantar projetos estratégicos e complexos, que geram mais emprego e renda, e com maior capacidade para atender projetos, a partir da definição dos prazos internos para execução dos serviços.

Ainda segundo Tommasi, o município mais antigo do Espírito Santo se prepara para viver uma nova fase de desenvolvimento.

“Esse é um importante passo, que consolidará ainda mais Vila Velha. Já somos um importante motor econômico para o estado e, com todas as propostas do ‘Vila Velha Ágil’, tenho certeza que vamos alcançar uma posição de destaque ainda maior, trazendo oportunidades para todos.”

Leia também:

Legado e propósito nas empresas familiares serão temas de Fórum
Plano Serra 2024-2044 entra na fase de execução das estratégias
Sertrading inaugura centro automotivo em Cariacica (ES)
Três em cada dez MEIs fecham em até cinco anos, diz Sebrae
Café de Negócios da ASES debaterá sobre Saúde Mental e NR-1
Feira Modal Expo 2025 acontecerá entre 03 e 05 de junho no ES

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET