DIREITOS HUMANOS
Serra se mobiliza para levar cuidado e direitos à população
Serra se mobiliza para levar cuidado, dignidade e direitos à população em situação de rua.
Em 14/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Sedir/Divulgação/Prefeitura da Serra
O evento será realizado das 8h às 16h, na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa — Rua Vitória Régia, s/n°, em frente à Praça das Flores.
No próximo dia 16 de agosto, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SEDIR) e do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política para a População em Situação de Rua (Ciamp-Rua), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SESA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), promoverá uma grande ação de acolhimento, cuidado e garantia de direitos à população em situação de rua.
O evento será realizado das 8h às 16h, na Unidade Regional de Saúde (URS) de Feu Rosa — Rua Vitória Régia, s/n°, em frente à Praça das Flores. A iniciativa integra as atividades do Dia da Luta da População em Situação de Rua, celebrado em 19 de agosto, data que lembra o Massacre da Sé, ocorrido em 2004, em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas.
A programação inclui serviços gratuitos como atendimento médico (clínico geral e psiquiátrico), odontológico, coleta de exame preventivo, testagem rápida para ISTs, vacinação, curativos, aferição de pressão e glicemia, cadastro no CADSUS, atendimento da Defensoria Pública, corte de cabelo, apresentações culturais, além de café da manhã e almoço.
Para a secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Lilian Mota, a iniciativa reafirma o compromisso da cidade com o cuidado integral e a dignidade das pessoas em situação de vulnerabilidade.
“Mais do que oferecer serviços, este é um momento de reafirmar que cada vida importa, que cada pessoa tem direito a ser tratada com respeito e humanidade. Nosso objetivo é garantir acesso à saúde, à assistência e à cidadania, mostrando que a Serra é uma cidade que cuida e acolhe.”
A ação reúne diferentes secretarias da gestão municipal e reforça a importância de políticas públicas intersetoriais para promover inclusão, visibilidade e proteção à população em situação de rua. (Secom/PMS)
Leia também:
> Brasil institui política nacional com foco na primeira infância
> Governo vai lançar programa para brasileiros repatriados
> Brasil registra mais de 68 mil pedidos de refúgio em 2024
> Mais de 6 mil crianças são resgatadas do trabalho infantil
> Serra fará caminhada contra abuso sexual infantil na quarta (21)
> Taxa de mortes em acidentes de motocicletas cresce no país
> Quase 60 milhões vivem em cidades com IFDM baixo ou crítico
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













