TEMAS GERAIS

Sindpd de SP lança campanha por jornada de 30 horas.

A jornada reduzida vai ao encontro do cenário enfrentado pelos trabalhadores de TI.

Em 21/10/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Sindpd, sindicato que representa os trabalhadores de tecnologia da informação no Estado de São Paulo, lançou a pauta de reivindicações que será apresentada nas assembleias com a categoria neste ano. A principal bandeira definida para a Campanha Salarial de 2017 será a redução da jornada de trabalho para 30 horas semanais sem a diminuição proporcional de salários.

A jornada reduzida vai ao encontro do cenário enfrentado pelos trabalhadores de TI, que envolve altos níveis de estresse e pressão. Com mais tempo livre, os profissionais também poderão se dedicar mais à qualificação profissional, já que o constante aperfeiçoamento é uma exigência feita pelas próprias empresas do setor.

"Os profissionais de TI possuem uma rotina voltada para computadores, programação de códigos, números e solução de problemas, o que configura um dia a dia intenso e estressante. Não sobra tempo para atividades de lazer ou até mesmo para investir em capacitação", justifica o presidente do Sindpd, Antonio Neto.

"Representamos uma categoria frequentemente lesionada e estressada. Estudos comprovam o impacto positivo da redução de jornada na qualidade de vida. É por isso que, assim como em 2011, vamos batalhar para ampliar o direito às 30 horas semanais", destacou o presidente.

Neto mencionou o ano de 2011 porque foi a partir desta data que o Sindpd conquistou para os trabalhadores de TI de São Paulo a redução na jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Foi uma das primeiras categorias do País a garantir a jornada menor, uma luta antiga de todo o movimento sindical brasileiro.

Hoje, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) prevê jornada de 30 horas semanais apenas para os digitadores - seguindo as condições estabelecidas pela Norma Regulamentadora 17, que estipula os conceitos de conforto, segurança e desempenho eficiente do profissional - e de 40 horas para os demais trabalhadores. A luta agora será pela universalização da jornada semanal de 30 horas.

Aumento real e outros benefícios

A Campanha Salarial de 2017 também defenderá dois importantes avanços: o pagamento de vale-alimentação e o custeio integral por parte das empresas dos planos médico e odontológico dos trabalhadores.

A CCT atual define que as empresas devem pagar R$ 16,60 por dia como vale-refeição ou vale-alimentação. Na Campanha do próximo ano, além de pleitear o aumento do valor do VR, o Sindpd pretende garantir que o VA também seja pago de forma conjunta, ou seja, que os dois benefícios sejam oferecidos paralelamente e não mais de forma optativa.

Já em relação aos planos médico e odontológico, atualmente a CCT permite às empresas descontar do trabalhador uma coparticipação de até 70% do valor. A luta será pela integralização do benefício para que não haja mais custeio por parte dos empregados.

O Sindpd também quer aumento real para os trabalhadores, ou seja, acima da inflação do período e mais um percentual de crescimento concreto nos salários. O índice que será defendido ainda não foi fechado e será definido até a apresentação da proposta ao patronato, em dezembro, em razão das oscilações da inflação nos últimos meses do ano.

Sobre a Campanha

A pauta aprovada pela diretoria do Sindpd será agora submetida a assembleias de trabalhadores na sede do Sindicato, na capital, e nas 10 delegacias regionais do estado (Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba). As datas serão definidas em breve.

Após a apreciação por parte da categoria, a pauta será enviada ao sindicato patronal para o início das negociações. "Como fazemos todos os anos, estamos preparando as nossas bandeiras de luta de forma democrática, com a participação da categoria. Vamos para as negociações colocando na frente, como sempre, os interesses do trabalhador de TI", completou Neto.

Fonte: Sindpd