CIÊNCIA & TECNOLOGIA

Transformação digital gera economia de 24,5 milhões na Serra

Em 2022, a Prefeitura da Serra iniciou a transformação digital dos processos administrativos.

Em 14/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

Segundo o secretário de Inovação e Tecnologia, Pedro Trindade, a Serra avança para a próxima etapa, que é usar dados e inteligência artificial para antecipar as necessidades da população.

Em um país onde burocracia e papelada ainda são ligados ao serviço público, a Prefeitura da Serra mostra que é possível fazer diferente e melhor. Desde 2022, quando iniciou a transformação digital de seus processos administrativos, o município vem colhendo resultados expressivos. 

Nos últimos três anos, a economia gerada pela eliminação do uso de papel ultrapassou R$ 24,5 milhões. Além disso, foram preservadas 1.524 árvores e deixaram de ser usadas mais de 15 milhões de folhas de papel  uma transformação com impacto real nas finanças e no meio ambiente.

De 2024 até agora, já foram abertos cerca de 165 mil processos totalmente digitais, que tramitam com mais agilidade, segurança e sem risco de extravio. São mais de 500 serviços ofertados por meio de processos eletrônicos que tramitam e geram resposta ao cidadão no mesmo dia.  A transformação digital, antes vista como uma promessa, virou prática concreta — e coloca a Serra em posição de destaque entre os municípios brasileiros.

Gestão inovadora

Embora algumas capitais e grandes centros urbanos também tenham avançado na digitalização — como São Paulo, Curitiba e Recife — a Serra chama atenção por integrar inovação tecnológica com propósito e resultados mensuráveis. No Espírito Santo, o município serrano é que tem mais tipos processuais.

A média nacional ainda caminha para digitalizar completamente os serviços públicos, segundo dados da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP-TIC), que afirmam que menos de 20% dos municípios brasileiros têm gestão de processos 100% digitalizada.

Segundo o secretário de Inovação e Tecnologia, Pedro Trindade, a Serra avança para a próxima etapa, que é usar dados e inteligência artificial para antecipar as necessidades da população.

“A transformação digital da Prefeitura da Serra está apenas no começo, mas os resultados já são visíveis. Com foco em inovação e no uso estratégico da tecnologia, o município está construindo um futuro mais eficiente, seguro e acessível para seus cidadãos.”

Atendimento virtual

Como parte do pacote de inovação, será lançado em breve o novo site institucional da Prefeitura, com design mais intuitivo, linguagem simples e uma assistente virtual integrada. O objetivo é que qualquer cidadão, independentemente de familiaridade com tecnologia, possa ser guiado na resolução de problemas em tempo real.

Para a subsecretária de Inovação, Franciele Bezerra. essa é uma aposta clara na simplicidade, acessibilidade e inclusão digital — valores ainda pouco disseminados nas administrações públicas do Brasil.

“A Serra mostra que investir em tecnologia não é apenas modernizar. É cuidar melhor das pessoas, do orçamento público e do meio ambiente. Uma prefeitura que avança para o futuro com os pés no presente e um olhar atento ao que realmente importa: o cidadão.”

Leia também:

Primeiros Totens de Segurança com IA já funcionam em Cariacica
Método propõe reconexão profunda com a mente e com a vida
Número de idosos que usam internet cresceu 4 vezes em 8 anos
Base27: 5 anos redefinindo o futuro da inovação capixaba
Cachoeiro recebe Encontro de Astronomia a partir de quarta
Base27: Cub Experience conecta inovação e mercado imobiliário

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET