SAÚDE
Vacina contra meningite ganha reforço e vai proteger mais
Bebês passarão a receber vacina meningocócica ACWY como dose de reforço em Vila Velha
Em 01/07/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Agência Brasil
A decisão foi tomada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) com base em estudos científicos e na presença de diferentes tipos da bactéria no Brasil.
A partir desta terça-feira (1º), o calendário nacional de vacinação infantil será atualizado. Bebês de 12 meses passarão a receber a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço, no lugar da meningocócica C. Com a mudança, a proteção será ampliada para incluir os sorogrupos A, W e Y da bactéria, além do C, prevenindo casos de meningite bacteriana e meningococcemia.
>> Enfermeiros de Vila Velha farão capacitação em saúde mental
A decisão foi tomada pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) com base em estudos científicos e na presença de diferentes tipos da bactéria no Brasil. A vacina ACWY já vinha sendo usada em adolescentes e em pessoas com a saúde mais vulnerável, como aquelas com baixa imunidade.
Crianças com mais de 12 meses que já receberam o reforço da meningocócica C não precisam tomar o reforço da ACWY. Quem perdeu a dose aos 12 meses pode receber até 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Em Vila Velha, a vacina estará disponível durante a semana nas Unidades de Saúde, com agendamento pelo site https://agenda.vilavelha.es.gov.br. Para a vacinação, é necessário apresentar um documento oficial com foto e a caderneta de vacinação da criança. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Enfermeiros de Vila Velha farão capacitação em saúde mental
> Saúde promove ação sobre Hepatites Virais neste sábado (28)
> Projeto Zé Gotinha busca aumentar cobertura vacinal
> Saúde aumenta recursos para programa do teste do pezinho
> Arraiá da Saúde oferta mais de 1,6 mil consultas e exames
> Dose de reforço de vacina para meningite terá proteção maior
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













