ECONOMIA CAPIXABA

Vendas de eletrodomésticos e móveis crescem 20% no trimestre

As vendas desses produtos crescem 20% e impulsionam a movimentação do varejo capixaba.

Em 04/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Envato/Divulgação/(By Connect Fecomércio-ES)

Os segmentos de artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos, além de tecidos, vestuários e calçados também se destacaram. O estado foi o único do Sudeste com crescimento em setembro, período com o melhor desempenho desde 2004.

O varejo capixaba entrou no último trimestre do ano com fôlego renovado. A forte expansão de 20,1% nas vendas de móveis e eletrodomésticos colocou o Espírito Santo entre os principais destaques nacionais em setembro, em um cenário em que Brasil e Sudeste registraram desempenho negativo. O estado foi o único da região Sudeste a crescer no mês, o que indica a sua posição como mercado dinâmico e sensível às oportunidades de consumo. 

As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Além do avanço expressivo no setor de eletrodomésticos e mobiliário, outros segmentos ampliaram a movimentação do comércio. Artigos farmacêuticos, médicos, perfumaria e cosméticos avançaram 12,9%, enquanto tecidos, vestuário e calçados cresceram 10,7% na comparação com setembro do ano passado. Esses resultados contribuíram para a alta geral de 2% no varejo capixaba, sendo um cenário superior ao registrado nacionalmente, de 0,8%.

Métricas

O desempenho também aparece de forma robusta nas métricas de médio prazo. No acumulado entre janeiro e setembro, as vendas do varejo do Espírito Santo ficaram 3,8% acima do mesmo período de 2024, superando com folga Sudeste (1%) e Brasil (1,5%).

Segundo André Spalenza, coordenador do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o varejo capixaba vem sustentando um ritmo consistente de expansão. 

“O varejo capixaba vem sustentando um ritmo consistente de expansão, mesmo diante das oscilações nacionais. A combinação de recuperação da confiança e preços mais estáveis cria um ambiente mais favorável."

Spalenza destaca que o avanço de segmentos ligados ao consumo imediato, como farmacêuticos e perfumaria, reforça um comportamento contínuo. Já setores tradicionais em datas promocionais, como eletrodomésticos e vestuário, ganharam tração antes mesmo da Black Friday. 

“O crescimento de 20% em móveis e eletrodomésticos mostra um consumidor disposto a investir em bens duráveis. Esse movimento costuma antecipar expectativas positivas para o último trimestre, especialmente para o Natal.”

Os indicadores da pesquisa também marcaram o melhor setembro do estado desde o início da série histórica, em 2004: o índice de volume de vendas alcançou 105 pontos, patamar equivalente ao de 2024 e o mais alto para o mês. 

Para o coordenador do Observatório do Comércio, esse cenário revela uma força estrutural do comércio local.

“O Espírito Santo se mantém acima da média nacional e regional em praticamente todas as bases de comparação. Isso demonstra a resiliência do setor e aponta para um fechamento de ano aquecido.”

No varejo ampliado, que inclui veículos, material de construção e atacado especializado em alimentos e bebidas, o estado também apresentou performance sólida. O destaque ficou com o atacado de alimentos, bebidas e fumo, que disparou 23,6% na comparação anual. Mesmo com desempenho moderado em outros segmentos, como veículos (1,1%) e material de construção (-12,3%), o conjunto garantiu alta de 1,7% interanual (na comparação entre setembro de  2024 e de 2025) no varejo ampliado, novamente acima de Sudeste e Brasil. Já entre janeiro e setembro, o crescimento acumulado no ano foi de 2,2%.

“O comércio capixaba chega ao período de maior movimentação do ano embalado por bons resultados e pela confiança de que o ritmo seguirá acelerado.” (Por Kelly Kalle/AsImp/C2)

Pesquisa:
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no LINK

Leia também:

Setor de serviços capixaba cresceu 1,1% no mês de setembro
Adesão ao novo Refis estadual começa na segunda-feira (1º)
Cônsul chinês participa da Feira Internacional do Café Conilon
FICC terá experiências práticas e debates sobre o futuro do café
Comércio exterior capixaba cresceu 13,3% no mês de outubro

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET