VIAGENS & TURISMO

Viana funda Associação e fortalece turismo rural do município

Viana funda Associação dos Empreendedores da Rota das Águas e fortalece turismo rural

Em 19/12/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Maycon Lippaus/Divulgação/Prefeitura de Viana

A associação nasce com 20 empreendimentos em funcionamento e outros 10 em fase de desenvolvimento, integrando propriedades rurais, cachoeiras, estabelecimentos gastronômicos, espaços de lazer e atrativos culturais.

Viana dá mais um passo importante no fortalecimento do turismo e do empreendedorismo rural com a fundação da Associação dos Empreendedores da Rota das Águas, que acontece nesta quinta-feira, dia 18. A iniciativa reúne empreendedores locais visando organizar, fortalecer e impulsionar um dos principais roteiros turísticos do município.

A associação nasce com 20 empreendimentos em funcionamento e outros 10 em fase de desenvolvimento, integrando propriedades rurais, cachoeiras, estabelecimentos gastronômicos, espaços de lazer e atrativos culturais. O presidente eleito é Welber Crivilin, empreendedor da região.

O circuito turístico Rota das Águas percorre localidades como Universal, Piapitangui, Formate até o Vale das Cachoeiras, valorizando belezas naturais e o modo de vida no campo. São comunidades que sempre apresentaram grande potencial turístico e que agora contam com o apoio do poder público para transformar esse potencial em oportunidades reais de desenvolvimento.

“O que estamos construindo aqui é um sonho coletivo. A Rota das Águas une empreendedores, natureza e comunidades que sempre tiveram vocação para o turismo, mas que agora passam a ter organização, apoio e perspectiva de crescimento”, destacou Welber Crivilin, presidente da associação.

O roteiro reúne experiências diversas, com empreendimentos como Recanto dos Lagos, Rancho Pedra D’Água, Cachoeira das Andorinhas, Agroindústria Pais e Filhos, Parque Túnel da Alegria, Fazenda Olhos D’Água, Pesque Pague do Neném, entre outros, formando um conjunto que envolve gastronomia, lazer, cultura e contato direto com a natureza.

Além da criação da associação, os 30 empreendimentos da Rota das Águas estão sendo atendidos pelo Sebrae, com foco em capacitação, gestão e fortalecimento dos negócios. Outro avanço importante é a implantação dos portais da Rota das Águas, que serão custeados pelo Ministério do Turismo, com investimento de R$ 2 milhões, reforçando a estrutura e a identidade visual do circuito.

Durante a solenidade, também foi apresentado o aplicativo capixaba Vibes, voltado ao turismo e lazer. A plataforma utiliza inteligência artificial própria para a curadoria de atrativos e atua na promoção de destinos turísticos, fortalecendo a visibilidade regional. Atualmente, o Vibes está presente em mais de 11 países, com mais de 31 mil pontos cadastrados.

Em Viana, o aplicativo chega por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Sebrae e passará a funcionar em todos os estabelecimentos da Rota das Águas, sem custo para os empreendedores, ampliando o acesso dos visitantes às informações sobre os atrativos do circuito.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Francisco Sizino, a iniciativa consolida uma nova fase do turismo em Viana.

“Estamos desenvolvendo o turismo de forma responsável, respeitando a natureza, preservando tradições e criando oportunidades para quem vive e empreende no campo”, afirmou.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, também destacou a importância do projeto.

“A Rota das Águas mostra como a união entre poder público e empreendedores gera resultados concretos, movimenta a economia local, cria empregos e posiciona Viana como referência no turismo rural do Espírito Santo”, ressaltou.

Ao impulsionar a Rota das Águas, Viana amplia sua visibilidade no cenário estadual, fortalece o comércio local e consolida o turismo como um eixo estratégico de desenvolvimento sustentável do município. (Secom/PMViana)

Leia também:

Turistas que visitaram o Espírito Santo indicam a outras pessoas
Comércio exterior capixaba ganha força e cresce 19,8% em setembro
Intenção de consumo da famílias capixabas é a maior do Brasil
Setor de serviços lidera criação de empregos formais no estado
Vendas devem movimentar R$ 45 bilhões no 4º trimestre do ano

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET