MEIO AMBIENTE
Vila Velha inicia domingo (8) o plantio de 50 mil mudas
Vila Velha realiza neste domingo (8), uma grande ação no Parque Natural de Jacarenema.
Em 05/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Freepik
O plano de recuperação prevê a restauração de cerca de 230 mil m² em áreas como o Parque de Jacarenema, o Morro do Penedo e o Parque da Manteigueira, fortalecendo o compromisso do município com a restauração ecológica.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Prefeitura de Vila Velha realiza neste domingo (8), a partir das 9 horas, uma grande ação no Parque Natural Municipal de Jacarenema para marcar a Semana do Meio Ambiente. O evento contará com o plantio de um corredor de vegetação com 50 mudas nativas e a assinatura da ordem de serviço para o início do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD), que prevê o plantio de 50 mil mudas em unidades de conservação da cidade.
>> Crianças pequenas são mais expostas a riscos climáticos
O plano de recuperação prevê a restauração de cerca de 230 mil m² em áreas como o Parque de Jacarenema, o Morro do Penedo e o Parque da Manteigueira, fortalecendo o compromisso do município com a restauração ecológica. As ações integram a programação do “Junho Verde”, cuja maior referência é Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5 de junho).
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o momento é simbólico e estratégico para consolidar uma agenda ambiental forte e duradoura.
“O plantio das 50 mil mudas representa mais do que recuperação ambiental. É um passo concreto na construção de uma cidade resiliente, com mais qualidade de vida, áreas verdes e consciência ecológica. Estamos promovendo um novo modelo de desenvolvimento urbano, com responsabilidade e participação social”, explicou.
Além das ações deste domingo, o município vem consolidando uma política ambiental ampla e integrada aos desafios atuais, com foco na recuperação de áreas degradadas, ampliação de espaços verdes, mobilidade sustentável, proteção da biodiversidade e bem-estar animal.
Ações
Ao longo dos últimos anos, Vila Velha tem colocado em prática uma série de iniciativas ambientais que vão desde a requalificação de parques naturais até a ampliação da mobilidade sustentável. A cidade já entregou novas ciclovias, implantou sistemas de bicicletas e patinetes compartilhados, revitalizou áreas verdes estratégicas, estruturou um batalhão específico para a proteção ambiental e avançou em obras de drenagem para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas. Confira alguns destaques:
Programa Vila Velha Descarbonizada – Estratégia de redução de emissões de poluentes no ar e incentivo ao transporte limpo.
Plano Diretor de Arborização Urbana – Em elaboração, com critérios técnicos para plantio, georreferenciamento e escolha adequada de espécies.
Mobilidade urbana – Implantação de 50 km de ciclovias, 650 patinetes elétricos e 20 estações com 210 bicicletas.
Requalificação de parques
Parque Natural Municipal de Jacarenema – Ganhou Centro de Educação Ambiental, ciclovia e revitalização da Ponte da Madalena.
Parque Natural Municipal da Manteigueira – Em requalificação com nova sede, trilhas e centro de apoio.
Parque Urbano Sítio Batalha – Em fase de implantação. Receberá novos equipamentos e infraestrutura verde.
Monumento Natural Morro do Moreno – O projeto de revitalização está em andamento e prevê melhorias estruturais, como mirantes, estacionamento e equipamentos para educação ambiental.
Instalação do Batalhão de Polícia Militar Ambiental – Em parceria com o Governo do Estado, reforçando a fiscalização nas áreas naturais.
Obras de macrodrenagem – Para prevenção de alagamentos e adaptação climática. (Semcom/PMVV)
Leia também:
> Crianças pequenas são mais expostas a riscos climáticos
> Ibama receberá 825,7 milhões para combate ao desmatamento
> Meio Ambiente: Vitória tem programação voltada a reflexão
> Vitória receberá a "Conferência Sustentabilidade Brasil 2025"
> Vila Velha lança projeto e amplia cuidado com áreas verdes
> Senado aprova novo marco para licenciamento ambiental
> Espírito Santo reduz em 60% taxa de desmatamento em 2024
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












