SAÚDE
Vitória realiza monitoramento de alimentos em comércios
Vigilância Sanitária de Vitória realiza monitoramento de alimentos em comércios da capital
Em 10/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória
As amostras coletadas são encaminhadas para análises em laboratórios especializados, que identificam possíveis riscos à saúde, como contaminação por microrganismos, resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou substâncias proibidas.
Por trás de cada compra de alimento e cada refeição segura existe um trabalho importante de monitoramento e fiscalização sobre a qualidade dos produtos feito pela Vigilância Sanitária (Visa). Em Vitória, a equipe realiza coletas de alimentos em diferentes pontos da cidade, especialmente no comércio varejista e atacadista de alimentos, para verificar se estão dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela legislação.
>> Conitec abre consulta sobre inclusão da semaglutida no SUS
As amostras coletadas são encaminhadas para análises em laboratórios especializados, que identificam possíveis riscos à saúde, como contaminação por microrganismos, resíduos de agrotóxicos acima do permitido ou substâncias proibidas. Essas ações fazem parte do Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (Para), da Anvisa, e do Programa Estadual de Monitoramento de Alimentos (Proali).
"As frutas, legumes, verduras, cereais e leguminosas in natura passam por análise da presença de agrotóxicos. Já os outros tipos de alimentos passam pela análise microbiológica, microscópica, físico-química e de rotulagem", explica a gerente da Vigilância Sanitária de Vitória, Viviani Barreto.
Caso seja identificada alguma irregularidade, a Vigilância Sanitária realiza uma série de ações junto ao estabelecimento e ao fabricante ou produtor, que visam o fornecimento de alimentos seguros para consumo.
"O consumo de alimentos contaminados pode causar doenças graves como intoxicações, infecções e até mesmo problemas crônicos devido à exposição a agrotóxicos em excesso. Por isso, o monitoramento constante ajuda a reduzir riscos à saúde pública, fortalece o fornecimento de alimentos que sigam padrões de qualidade e possibilita a orientação qualificada a produtores e comerciantes sobre boas práticas", disse Viviani.
A população pode contribuir denunciando estabelecimentos com suspeita de venda de alimentos inadequados por meio do telefone Fala Vitória 156. (Secom/PMV)
Leia também:
> Conitec abre consulta sobre inclusão da semaglutida no SUS
> Serra alcança 100% de cobertura no Teste do Pezinho
> Cachoeiro realiza vacinação contra Gripe em supermercados
> Guarapari inaugura sala de teleconsulta de neuropediatria
> Serra promove ações de combate à violência contra idosos
> Prefeitura intensifica o combate à dengue em Regência
> Rio: ampliação do teste do Pezinho rastreia 54 doenças raras
> Viana promove vacinação contra gripe em pontos estratégicos
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













