CULTURA
Aldeia Tupinikim celebra a 2ª Festa da Imbirema com cultura
A Festa, que é uma mistura de cultura, saber ancestral e educação ambiental será em Aracruz.
Em 23/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Renata Apolinario/Divulgação
O evento aberto ao público acontecerá na aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, e destaca o papel da árvore nativa na cultura indígena e os desafios para sua preservação.
Pelo segundo ano consecutivo, a aldeia Tupinikim de Caieiras Velha, em Aracruz, realiza a Festa da Imbirema, evento que busca valorizar e celebrar a árvore nativa da Mata Atlântica que é muito usada dentro da cultura local. A atividade acontecerá na sexta-feira, dia 26 de setembro, entre 9h e 16h30 na cabana central da aldeia.
A Imbirema é usada tradicionalmente pelos Tupinikim para confecção de tangas, cocares e artesanatos, além de ser uma planta medicinal consumida por meio de chás. Com participação aberta ao público, o evento inclui atividades como exposição e venda de artesanato indígena, pintura corporal, apresentações de música e danças tradicionais, além de rodas de conversa sobre a importância da planta para a cultura e a preservação ambiental.
Uma das novidades deste ano será a presença de 10 turmas de colégios de diferentes municípios do Espírito Santo, que foram selecionados por meio de um chamado, reforçando o caráter pedagógico do evento e sua contribuição para o conhecimento da história e cultura dos povos originários nas escolas e para além delas.
Segundo Ronivaldo Tupinikim, coordenador do evento, a Festa da Imbirema partiu de duas situações importantes.
“A primeira é que em setembro se comemora o Dia da Árvore e nós Tupiniquins decidimos homenagear esta árvore, que é de suma importância para nossa vestimenta e saúde."
Porém, apesar de ser parte da cultura local, a Imbirema está ameaçada principalmente por fatores externos às aldeias, sobretudo por conta da urbanização e dos monocultivos em territórios antes preservados. Um dos maiores guardiões da Imbirema é Mestre Mizinho, que há décadas comanda os Curumins Guerreiros, um grupo de dança tradicional com crianças, para o qual confecciona as vestimentas a partir da extração sustentável da casca da Imbirema.
“Meu pai que me ensinou a trabalhar com essa árvore. Mas hoje você tem que andar quilômetros atrás dela. Andei distante para tirar uma tanga para fazer para crianças. Tem que ir tão longe para não deixar a cultura morrer.”
Esse é o segundo motivo da criação do evento, como explica Ronivaldo, coordenador da atividade.
“A festa da Imbirema é também um momento de reflexão sobre como manter e cuidar desta árvore tão querida e que faz parte da ancestralidade do nosso povo.”
A 2ª Festa da Imbirema é realizada pelo grupo Curumins Guerreiros com recursos federais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio de projeto aprovado em edital da Prefeitura Municipal de Aracruz. O evento conta também com apoio da Associação Indígena Tupinikim e Guarani (AITG).
Agenda cultural
"2ª Festa da Imbirema"
Quando: Sexta-feira, 26 de setembro, das 9h às 16h30;
Onde: Na cabana central da aldeia Caieiras Velha, em Aracruz (ES). Localização: https://maps.app.goo.gl/U6uGtho8YA4nGFCn8
Participação aberta e gratuita
Programação
9h – Café da manhã, acolhida e recepção das escolas e público em geral
10h – Apresentações de congo e dança tradicional com os Curumins Guerreiros Tupinikins
11h – Roda de conversa sobre história e uso da Imbirema pelo povo Tupinikim com Mestre Mizinho e convidados
12h às 13h – Intervalo para almoço
13h às 14h – Retorno das atividades com recepção das escolas e apresentações de congo e dança tradicional com os Curumins Guerreiros Tupinikins
14h às 15h – Orientação da engenheira florestal Bárbara Tupinikim sobre a Imbirema
15h às 16h – Lanche
16h às 16h30 – Despedida com canto e danças tradicionais.
(Por Vitor Taveira Rocha/AsImp)
Leia também:
> Palco Aberto da Fafi celebra talentos estudantis em Vitória
> Fim de semana recheado de cultura com cinema infantil
> Escolas podem inscrever turmas para vivência indígena em Aracruz
> Abertas inscrições para curso gratuito de iniciação teatral
> Usuários do CAPS expõem obras na Biblioteca de Valparaíso
> Projetos culturais terão R$ 5 milhões para Pequena África
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













