SAÚDE

Anchieta faz ações no combate à violência contra a mulher

A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta está desenvolvendo uma série de iniciativas.

Em 22/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Anchieta

Um dos principais avanços é a construção de fluxos de atendimento em saúde, que irão orientar e padronizar os serviços prestados no município.

A Secretaria Municipal de Saúde de Anchieta está desenvolvendo uma série de iniciativas para estruturar o atendimento às pessoas em situação de violência, com ênfase no cuidado às mulheres. As ações fazem parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.

Um dos principais avanços é a construção de fluxos de atendimento em saúde, que irão orientar e padronizar os serviços prestados no município. Entre eles, destacam-se o fluxo específico para mulheres vítimas de violência, além dos fluxos voltados ao atendimento de vítimas de violência sexual até 72 horas da exposição e para aquelas que buscam ajuda após 72 horas da ocorrência. Esses fluxos visam a garantir agilidade, acolhimento e segurança, fortalecendo a rede de cuidado às mulheres.

Além da organização interna dos serviços, a Secretaria também promove atividades de conscientização e orientação junto à população e a parceiros institucionais.

“O objetivo das ações é fortalecer a rede de atendimento, ampliar o acolhimento e conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar todas as formas de violência contra a mulher”, afirma a enfermeira e umas das organizadoras das ações, Pamila Schmidt.

Confira a programação:
22 de agosto – Apresentação para colaboradores da empresa Samarco: “Violência contra a mulher sob o olhar da Saúde”

27 de agosto – Atividade no Centro de Especialidades Unificado (CEU): “Como identificar a violência contra a mulher e o que pode ser feito” + apresentação teatral do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) com a peça “O Cravo e a Rosa”

29 de agosto – Encontro no CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), em parceria com o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento): “Atuação do setor saúde na violência contra a mulher” + orientação sobre “Exposição com risco biológico e como agir nessas situações”. (Gercom/PMA)

Leia também:

Viana recebe Unidade Odontológica Móvel do Governo Federal
Unidade de Saúde de Ulisses Guimarães terá ações no sábado
Governo entrega 400 Unidades Odontológicas para reforço
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual começa hoje 
HGL promoverá 3º mutirão de cirurgias de pterígio nesta sexta
Ações reforçam a importância da amamentação em Viana

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET