RELIGIÃO

“Cada cristão batizado é tecelão da própria fé", diz Frei Gustavo

A Missa foi foi presidida por Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana.

Em 21/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Assessoria/Festa da Penha 2025

“Intolerância, exclusão e julgamento não fazem parte do dicionário do católico”, destacou o Frei Gustavo Medella, na Missa de Abertura da Festa da Penha 2025, realizada no domingo de Páscoa (19).


Siga @CCNEWSFM no Instagram

No domingo de Páscoa (19), em que o Evangelho de João narrou o túmulo de Jesus Cristo vazio, apenas com faixas de linho, a Missa de Abertura da Festa da Penha 2025 conclamou os fieis a serem tecelãos da própria fé. O Campinho ficou lotado para a celebração, que começou pontualmente às 16h e foi presidida por Frei Gustavo Medella, vigário provincial da Província Franciscana, com liturgia preparada pela área pastoral de Vila Velha. 

Frei Gustavo guiou os fieis por uma reflexão a partir do linho, citado no Evangelho, dizendo que, cada cristão batizado, é um tecelão que tem a tarefa de costurar a própria fé com a vida do dia dia.

“Cada cristão batizado é um tecelão que tem a tarefa de costurar a própria fé com a vida do dia dia, apresentando com palavras e atos a face de um Deus que desde a criação tambem se fez um tecelão. Por isso, palavras com intolerância, exclusão, julgamento e implicância - que rasgam o tecido e deixam o corpo de Cristo exposto - não podem fazer parte do dicionário do cristão católico. Nossa especialidade é costurar, e não rasgar.”

Ele pediu ainda que seja oferecida uma estrutura para os idosos, para que o sentimento do abandono não tire deles a alegria de viver.

“É mais facil tecer uma roupa nova do que por remendo na que rasgou. E quanto maior o rasgo, pior o conserto. Vamos prevenir um rasgo maior enquanto ainda há tempo? Vamos educar as criancas, antes que elas caiam nos vícios, principalmente o das telas. Vamos oferecer uma estrutura para os idosos, para que o sentimento do abandono não tire deles a alegria de viver. Vamos criar redes de proteção, para que ninguém se sinta abandonado à merce da própria sorte. (...) Nossas paróquias, conventos e centros de convivência precisam oferecer atenção, alento, acolhimento - sem distinção.”Por fim, Frei Gustavo lembrou que a Festa da Penha, em 2025, nos convida a seremos peregrinos de esperança. “Reconheçamos na esperanca mais um fio na costura da nossa fé. Maria foi tecelã por excelência. (...) Que Nossa Senhora nos inspire a peregrinar seguindo os passos do ressuscitado. Vamos junto com o tecelão e a costureira”.

Antes da Missa de Abertura, o Frei Gabriel Dellandrea, Guardião do Convento da Penha, e o Frei Felipe Carretta, da Província Franciscana, fizeram uma acolhida aos fieis no Campinho, seguida pela oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. Frei Gabriel também liderou o primeiro devocional da Festa da Penha 2025.  

“Deus se antecipa no amor. Ele quer nos amar. Deus é amor. E ele visita nosso coração com seu amor. O amor de Deus é nosso combustível.”

Segunda-feira (21)

A programação segue nesta segunda-feira (21), com missas no Convento às 7h, 9h e 11h. Depois, às 14h, acontece a acolhida com os frades franciscanos e oração da Coroa Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora no Campinho do Convento, seguida por Devocional. Às 16h ocorre a missa do 2º dia do Oitavário no Campinho do Convento (preparada pela área pastoral serrana), novamente seguida por Devocional às 19h. Para encerrar, a partir de 19h30 acontecerá a "Bênção para Casais", que será conduzida pelo padre Éder Hoffman Daniel, da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, de Morada de Laranjeiras, Serra, com a participação do casal Ricardo e Eliana Sá - com transmissão ao vivo por tvs, rádios e internet).

A Festa da Penha 2025 é realizada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha, Associação dos Amigos do Convento da Penha. A correalização é do Espírito Santo Convention & Visitors Bureau e Prefeitura Municipal de Vila Velha. O apoio institucional é da Prefeitura da Serra, Prefeitura de Cariacica e Governo do Espírito Santo. (Por Lucas Rezende/AsImp)

Leia também:

Papa Francisco morreu aos 88 anos, no Vaticano, em Roma
Terço Gigante da Festa da Penha é instalado; tradição de 27 anos
Festa da Penha 2025 terá seis shows com artistas nacionais
Musical que conta a Paixão de Cristo acontece nesta sexta (18)
Festa da Penha terá imagens de Nossa Senhora em três cidades
Festa da Penha 2025 terá seis shows com artistas católicos
"455ª Festa da Penha 2025" terá 14 romarias e mais de 50 missas
Teatro Sacro: "Jesus - O Nazareno" acontece em Aracruz

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET