TEMAS GERAIS
Comissão aprova porte de arma para oficiais de justiça
Comissão da Câmara aprovou PL que autoriza porte de armas de fogo para oficiais de justiça
Em 23/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: © Arquivo/Agência Brasil
O Projeto de Lei (PL) 4.256/2019, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.

Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) parecer favorável ao projeto de lei que autoriza o porte de armas de fogo para oficiais de justiça e agentes socioeducativos.

>> Especialista tira dúvidas sobre o formato de imóvel smart use
O Projeto de Lei (PL) 4.256/2019, do senador Fabiano Contarato (PT-ES), já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado.
Ao modificar o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826 de 2003), que regula a posse, o porte e a comercialização de armas de fogo no Brasil, a proposta visa incluir expressamente esses profissionais entre os autorizados a portar arma de fogo, dadas as peculiaridades e riscos inerentes ao exercício de suas funções.
O relator da matéria, deputado Sanderson (PL-RS), destacou que, atualmente, os agentes socioeducativos de segurança exercem funções análogas às dos policiais penais, lidando com adolescentes em conflito com a lei em unidades de internação, muitas vezes em ambientes de grande tensão e vulnerabilidade. Ele também destacou que os oficiais de justiça realizam diligências em locais muitas vezes ermos ou de alta periculosidade, incluindo o cumprimento de mandados de busca, prisão, reintegração de posse e medidas protetivas.
“O reconhecimento do porte de arma para essas categorias não apenas promove a sua proteção pessoal, como também reforça a autoridade do Estado no cumprimento da lei e no exercício das suas funções essenciais à Justiça e à segurança pública”, disse o deputado.
O projeto ainda deve passar por análise da Comissão de Finanças e Tributação e da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. (Por Sabrina Craide/Agência Brasil)
Leia também:
> Especialista tira dúvidas sobre o formato de imóvel smart use
> Confira dicas de segurança para as viagens no Feriadão
> Serra atende 2,1 mil pessoas no mutirão solidário de Nova Almeida
> Prefeitura da Serra mobiliza 500 pessoas em rede de solidariedade
> Ação conjunta contra o trabalho infantil em feiras livres
> Brasil começa a exigir visto para EUA, Canadá e Austrália
> Inscrições abertas para curso sobre política para jovens
> Autismo: Caminhada da Amaes reúne multidão em Vtória
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET












