CULTURA

Cultura capixaba encanta as crianças em escola de Vitória

Cultura encanta as crianças no Cmei Luiza Pereira Muniz Corrêa, no bairro Mário Cypreste.

Em 06/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vitória

A atividade integrou o projeto "Explorando a Cultura Capixaba Através da Literatura e Imaginação", uma iniciativa dos dinamizadores e articuladores do Cmei.


Siga @CCNEWSFM no Instagram

O Centro Municipal de Educação Infantil Tempo Integral (Cmei TI) Luiza Pereira Muniz Corrêa, localizado no bairro Mário Cypreste, foi palco de uma experiência cultural repleta de encantamento e aprendizado na manhã desta quinta-feira (5). As crianças da unidade receberam o artista Alfredo Godô, que deu vida ao icônico personagem João Bananeira, uma das figuras mais representativas da cultura popular do Espírito Santo.

>> Festival Musin terá show gratuito do Mundo Bita na Pedra da Cebola

A atividade integrou o projeto "Explorando a Cultura Capixaba Através da Literatura e Imaginação", uma iniciativa dos dinamizadores e articuladores do Cmei. O objetivo é promover o fortalecimento da identidade cultural capixaba por meio de vivências lúdicas, que utilizam a literatura infantil de autores locais como ponto de partida, além de explorar expressões tradicionais como o congo, a capoeira, os jogos populares, músicas, danças, artes visuais e outras formas de manifestação cultural.

Durante a apresentação, Alfredo Godô encantou os pequenos com uma performance carregada de humor, poesia e saber popular. Interpretando João Bananeira, personagem que transita entre a sabedoria das comunidades e o imaginário popular, o artista conduziu as crianças por uma viagem afetiva pela cultura do Espírito Santo.

Com muita interação, músicas, contação de histórias e ritmos que fazem parte do cotidiano capixaba, o momento se transformou em uma verdadeira aula viva. As crianças participaram cantando, dançando, perguntando cada detalhe da apresentação.

O diretor da unidade de ensino, José Rodrigues, destacou a importância de levar essas experiências para dentro da escola.

"A atividade despertou nas crianças um grande encantamento pela cultura capixaba, promovendo aprendizado de forma lúdica e significativa. A interação, as músicas, danças e narrativas despertaram a curiosidade e fortaleceram o sentimento de pertencimento à nossa identidade cultural", disse.

O projeto segue ao longo do ano, com outras atividades que buscam fortalecer o sentimento de pertencimento e valorização das tradições locais das crianças. (Secom/PMV)

Leia também:

Festival Musin terá show gratuito do Mundo Bita na Pedra da Cebola
Festival Movimento Cidade 2025 tem 12 filmes selecionados
Ópera na Escola: espetáculo em Cachoeiro nesta quarta (4)
Guarapari terá volta do Desfile Cívico com a Banda Costa e Silva
Festival de Inverno traz Zé Ramalho ao Caparaó Capixaba
Vila Velha abre inscrições para oficinas em vários bairros
Oficina de Artes está com inscrições abertas em Cachoeiro

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET