CIDADE

Escola de tempo integral é entregue revitalizada em Vitória

Após quase 40 anos, bairro São Benedito finalmente recebe uma escola para chamar de sua.

Em 16/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Marcos Salles/Divulgação/Prefeitura de Vitória

A construção aumentará a capacidade de atendimento para aproximadamente 276 estudantes em tempo integral. 


Siga @CCNEWSFM no Instagram

A espera acabou! Após quase 40 anos, a comunidade do bairro São Benedito finalmente recebe uma escola para chamar de sua. Neste sábado (14), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Paulo Roberto Vieira Gomes foi entregue, o evento contou com a presença de autoridades na solenidade de inauguração e uma programação repleta de atrações. Com a nova unidade de ensino, Vitória passa a ter quarenta e uma escolas funcionando em tempo integral.

>> UBS em Retiro Saudoso será entregue com estrutura moderna

O novo prédio da Emef possui dezoito espaços amplos. São dez salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, refeitório e novos ambientes de aprendizado e vivência.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, afirma que essa é uma nova jornada para a comunidade.

"Esse é um trabalho conjunto, de uma equipe que transforma Vitória em uma cidade referência em educação, saúde e cidadania. Nossa cidade colhe frutos da união e do diálogo, uma capital que abandonou a violência e faz com que hoje nós estejamos na melhor cidade para se viver e dar educação às nossas crianças. São Benedito vai viver um novo tempo", disse.

A construção aumentará a capacidade de atendimento para aproximadamente 276 estudantes em tempo integral. Até o momento, 189 estudantes eram atendidos em um prédio provisório. O local foi projetado respeitando as normas de acessibilidade com rampas, banheiros acessíveis em todos os pavimentos, bebedouros acessíveis, portas com largura mínima de 80 cm e piso tátil nos desníveis.

A secretária municipal de educação, Juliana Rohsner, afirma que esse é um novo equipamento em Vitória que leva transformação e dignidade para os moradores do bairro.

"Vão ter vida, sonhos e realizações nessa escola. Esse equipamento público vai mudar a vida de todas as crianças, que antes tinham que ir a outros locais para conseguir estudar. Então, nós estamos, hoje, devolvendo o direito à educação e ao aprendizado."

Uma nova realidade

Um lugar que, antes, era ponto de violência e drogadição, hoje vai dar espaço para formação de pessoas e transformação da realidade. Foram 40 anos de espera para que São Benedito realizasse um sonho. Sirley Conceição, diretora da escola, afirma que essa entrega é significativa para mudança de vidas.

"Hoje o sentimento é de gratidão, já que esse é um momento de mudança em nossa escola, graças a essa equipe da prefeitura e da educação, que mudou nossa realidade, com compromisso e com políticas públicas", afirmou a diretora.

Rita Fernandes, professora da escola há 30 anos, afirma que "o futuro dos estudantes está garantido, eu creio que isso vai impactar muito na vida das crianças, que serão fruto e irão alcançar novos lugares."

Estrutura

O primeiro pavimento, com 840,07m² abriga a secretaria, arquivo, direção, salas diversas, cozinha, refeitório e banheiros. No segundo pavimento, com 812,33m², foram construídas salas de aula, biblioteca, coordenação e banheiros. No terceiro pavimento, além das salas de aula, foram construídas a coordenação, mini-auditório/sala de vídeo, banheiros, quadra poliesportiva e vestiários. A quadra de esportes possui, também, mais um acesso independente, através de rampa ligada à escadaria existente no bairro.

A acessibilidade está garantida através de rampas entre a calçada e a rua e o pavimento térreo e por elevador nos demais pavimentos. A unidade conta, ainda, com três escadas de acesso, sendo uma central principal e uma em cada extremidade do prédio.

Gustavo Perin, secretário de Obras, diz que, apesar das dificuldades do terreno, a escola está completa e pronta para uso.

"Nós refizemos esse projeto para caber no local necessário. Uma equipe competente que lutou para transformar essa escola e dar uma estrutura de primeira para todos os estudantes, em mais uma entrega que vai transformar vidas", disse.

O prédio antigo foi desativado em maio de 2017, em função do risco de deslocamento de uma rocha no alto do morro. Para construir a nova escola, foram necessárias três obras: duas de contenção de encostas e uma de demolição do antigo prédio. A segunda obra de contenção, não prevista por ocasião da elaboração do projeto do novo prédio, reduziu a área disponível, o que provocou a necessidade de mudanças no projeto. (Secom/PMV)

Leia também:

UBS em Retiro Saudoso será entregue com estrutura moderna
Nova Emef Paulo Roberto, será inaugurada no sábado (14)
Ruas de Alto Dona Augusta recebem serviços de drenagem
Serra consolida trajetória de queda da criminalidade
Secretaria de Serviços realiza manutenções em Santa Paula
> ​Construção da área de lazer de Jabaeté será iniciada hoje (12)

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET