POLÍTICA NACIONAL

Espírito Santo faz adesão ao Programa Acredita no Primeiro Passo

O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Em 24/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Mateus Fonseca/Divulgação/Governo do Espírito Santo

O Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica e produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

O governador do Estado, Renato Casagrande, formalizou, nesta sexta-feira (24), a adesão do Espírito Santo ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do Governo do Brasil. A solenidade ocorreu durante o encerramento da 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, realizada em Pedra Azul. O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.

O Programa Acredita no Primeiro Passo tem como objetivo promover a inclusão socioeconômica e produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A iniciativa é voltada a territórios de alta vulnerabilidade e prioriza pessoas com deficiência, mulheres, jovens, negros, populações tradicionais e ribeirinhas.

O programa oferece cursos profissionalizantes, apoio a quem busca emprego e oportunidades para quem deseja empreender, com acesso a microcrédito a juros baixos e acompanhamento técnico especializado.

Exemplo

Segundo o governador Renato Casagrande  o Espírito Santo é exemplo para o País em segurança alimentar e no combate à pobreza, com investimentos consistentes em assistência social.

“O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) funciona hoje graças à parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipais. O Espírito Santo é exemplo para o País em segurança alimentar e no combate à pobreza, com investimentos consistentes em assistência social. Essa é uma pauta transversal, que passa pela geração de empregos, pela formação profissional, pela saúde e pela educação. Por meio de nosso Fundo Estadual, repassamos mais de R$ 130 milhões para mais de 165 obras, incluindo melhorias em equipamentos socioassistenciais. Isso mostra o compromisso do Governo do Estado com a dignidade e o bem-estar das pessoas.”

Durante a cerimônia, o ministro Wellington Dias ressaltou a importância da adesão capixaba ao programa.

“Para alcançar os resultados que queremos é preciso ter coração, articulação e disposição para trabalhar. Queremos qualidade de vida para todos, e isso exige esforço e união. O Espírito Santo é modelo porque integra governos, bancos e o setor privado. O social não é um peso para a economia — é parte estratégica do desenvolvimento. Ao unir o social ao econômico, construiremos um país mais forte."

O diretor-geral da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Gavini, reforçou a importância da iniciativa. “A Aderes e o Banestes vêm trabalhando juntos para apoiar pequenos e microempreendedores do Espírito Santo. Só neste ano, concedemos mais de R$ 45 milhões em crédito a esse público. Com a chegada do Governo Federal, vamos ampliar esse trabalho e fortalecer ainda mais nossos empreendedores”, afirmou.

Conferência

A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social teve início na quarta-feira (22), com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, na região de Pedra Azul, em Domingos Martins. O evento promoveu debates sobre os avanços, desafios e perspectivas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que completa duas décadas de existência, e contou com palestra magna da professora Abigail Silvestre Torres.

A conferência reafirmou o compromisso com a proteção social e com a construção coletiva das políticas públicas, reunindo diferentes segmentos da sociedade em um espaço democrático de diálogo e participação. (Com Informações da Setades)

Leia também:

Em Salvador, Rodrigo Borges busca boas práticas em gestão
Boulos diz que colocará governo na rua, ouvindo a população
Saiba como vai funcionar o Programa Reforma Casa Brasil
Relatório sugere investimento de 7,5% do PIB para educação
Senador quer garantir direito de viúvas à herança no Código Civil
Lula anuncia programa de habitação para a classe média

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET