POLÍTICA CAPIXABA
Governo do Estado vai priorizar compras da agricultura familiar
Casagrande assinou o Projeto de Lei de Compras Institucionais dos Produtos da Agricultura Familiar.
Em 04/09/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Foto: Hélio Filho/Divulgação/Secom/Governo do Espírito Santo
O objetivo da iniciativa é estimular a produção da agricultura familiar, ampliar o escoamento da produção, fortalecer o mercado local e regional e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis.
O governador do Estado, Renato Casagrande, assinou, nesta quarta-feira (03), o Projeto de Lei de Compras Institucionais dos Produtos da Agricultura Familiar. A proposta estabelece que pelo menos 30% dos recursos já destinados à aquisição de gêneros alimentícios pelos órgãos e entidades da Administração Pública estadual sejam aplicados na compra direta de produtos da agricultura familiar.
O objetivo da iniciativa é estimular a produção da agricultura familiar, ampliar o escoamento da produção, fortalecer o mercado local e regional e incentivar o consumo de alimentos saudáveis e sustentáveis. Também estão previstas prioridades nas compras para produtores do município de consumo, comunidades tradicionais (quilombolas e indígenas), assentamentos da reforma agrária, grupos de mulheres e jovens, além da produção agroecológica ou orgânica.
O governador Renato Casagrande disse que, com o Projeto de Lei, o Estado vai seguir fortalecendo a agricultura familiar e usando as políticas públicas para mudar a vida da população capixaba
”É muito bom ver o quanto as políticas públicas mudam a vida das pessoas. A gente já compra da agricultura familiar desde o nosso primeiro governo e agora com esse Projeto de Lei, queremos destinar 30% das compras oriundas desse setor. Importante destacar que o profissionalismo das cooperativas fez com que a gente pudesse chegar a esse momento de aumento no percentual das compras. Vamos seguir fortalecendo nossa agricultura familiar e usando nossas políticas públicas para mudar a vida da população capixaba.”
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, ressaltou que a medida representa um avanço na valorização do campo.
“Esse projeto garante não apenas mercado para os agricultores familiares, mas também gera desenvolvimento social e econômico nos municípios. Ao mesmo tempo, reforça o compromisso do Estado com a sustentabilidade e com o acesso da população a alimentos mais saudáveis e de qualidade.”
A política será gerida por uma Comissão Gestora, que ficará responsável por acompanhar a aplicação dos recursos e orientar os órgãos estaduais na implementação da medida.
Para o vice-governador Ricardo Ferraço, a agricultura familiar é diversificada, eficiente e de extrema importância social e econômica.
“Nossa agricultura familiar é a alma do Espírito Santo. Diversificada, eficiente e de extrema importância social e econômica. Esse passo que damos aqui hoje fortalece, estimula e principalmente valoriza quem tanto se dedica para produzir bem, com qualidade, para alimentar o Espírito Santo e o Brasil. Iniciativa do governo, apoiada pelo Poder Legislativo e com repercussão direta no cooperativismo. Mais mercado é mais e melhor remuneração, além de novas oportunidades.” (Com informações do Governo do ES)
Leia também:
> Governo ES lança inscrições para novas vagas no CNH Social
> Projeto Favela 3D começa a ser implementado em Piranema
> Governo ES anuncia novos investimentos em Nova Venécia
> Arnaldinho amplia apoios em Brasília e sinaliza filiação ao PP
> Governo e Prefeitura inauguram obra de adaptação climática
> Governo do Estado lança Plano Estratégico do ParklogBR/ES
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET













