SAÚDE

Guarapari inaugura sala de teleconsulta de neuropediatria

A Prefeitura de Guarapari inaugura sala de teleconsulta de neuropediatria e reduz espera.

Em 09/06/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarapari

Atualmente, a fila para atendimento em neuropediatria em Guarapari conta com cerca de 2 mil crianças, enquanto a demanda estadual é de 16 mil consultas.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

Na última quinta-feira (05), foi inaugurada, em Guarapari, a primeira sala de teleconsulta de neuropediatria. A unidade representa um importante marco para a saúde do município e da região. A implantação faz parte da estratégia do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), que está levando o serviço de teleconsultas para todo o Espírito Santo. O investimento é de R$ 4 milhões, com foco principalmente na atenção em saúde mental.

>> Serra promove ações de combate à violência contra idosos

A iniciativa busca reduzir o tempo de espera por consultas médicas especializadas. Atualmente, a fila para atendimento em neuropediatria em Guarapari conta com cerca de 2 mil crianças, enquanto a demanda estadual é de 16 mil consultas. Somente na quinta-feira foram realizadas 38 consultas. Para sexta-feira (06), mais 36 atendimentos.

O prefeito de Guarapari, Rodrigo Borges, destacou a importância da implantação da telemedicina no município:

“Essa é uma demanda reprimida, com muitas pessoas precisando dessa consulta e que não conseguiam. A teleconsulta é fundamental para facilitar esse acesso, sem precisar sair da cidade. Vamos buscar outros canais também para conseguir agilizar esse serviço, atender da melhor forma a população que tanto precisa, oferecer o serviço com mais agilidade e dar mais dignidade”, ressaltou o prefeito.

A secretária Municipal de Saúde celebrou a conquista e reforçou a relevância da parceria com o Estado:

“Inauguramos hoje a terceira sala de teleconsulta e, com muito orgulho, a primeira voltada para a neuropediatria. Era uma demanda que existia desde o início da gestão do prefeito, uma especialidade muito procurada e de alto custo. Com essa parceria com o Governo do Estado, conseguimos trazer esse grande avanço para Guarapari”.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, também ressaltou a importância do serviço.

“Uma importante parceria entre Governo do Estado e Prefeitura. Começamos o serviço de neuropediatria, uma especialidade extremamente rara e difícil de encontrar. Por ser teleconsulta, o profissional pode estar em qualquer lugar. Hoje, por exemplo, uma das médicas estava em Patos de Minas. É uma alegria usar a tecnologia para levar dignidade à vida das pessoas. Estamos cumprindo essa meta, levando saúde de alta complexidade para perto das pessoas, começando por Guarapari”, destacou Casagrande.

O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, explicou que a neuropediatria é um desafio em todo o país e que o Espírito Santo conta com apenas sete especialistas na área:

“Esse é um desafio não só para o Espírito Santo, mas para o Brasil todo. Com a entrada desse serviço remoto no SUS, as crianças que necessitam desse atendimento estarão assistidas".

De acordo com o superintendente da Regional Metropolitana de Saúde, Alexsandro Vimercati, o atendimento será destinado prioritariamente para quem já está na fila de espera, conforme o processo de regulação estadual. Ele reforçou a importância de os pais manterem os cadastros atualizados:

“Os pais que estão aguardando consulta de neuropediatria devem verificar na Unidade Básica de Saúde (UBS) se os cadastros dos filhos estão atualizados, principalmente os telefones. Sem essa informação correta, o contato fica prejudicado e a criança pode perder a chance de ser atendida."

As consultas de neuropediatria são realizadas por meio de teleatendimento, sempre com a presença de uma enfermeira que acompanha a consulta e de um médico clínico geral, responsável por prescrever medicações, quando necessário. O serviço é direcionado exclusivamente para quem já está na fila de espera, com a regulação realizada pelo Estado, garantindo organização e prioridade para os casos já cadastrados.

Para Patrícia Maria dos Santos, mãe de Lucas Pereira Silva Santos, de 11 anos, que aguardava há quatro anos por essa consulta, o início do serviço representa um grande alívio,

"Recebi a notícia com muita felicidade e tranquilidade, porque agora meu filho poderá fazer os exames necessários, e o melhor: dentro de Guarapari, sem precisar viajar para outros municípios".

O serviço segue com novos atendimentos nesta sexta-feira (06) e continuará ampliando o acesso à saúde especializada para as crianças de Guarapari e de toda a região metropolitana. (Secom/PMG)

Leia também:

Serra promove ações de combate à violência contra idosos
Prefeitura intensifica o combate à dengue em Regência
Rio: ampliação do teste do Pezinho rastreia 54 doenças raras
Viana promove vacinação contra gripe em pontos estratégicos
> ​Vila Velha inicia agendamento de 10 mil vagas para vacinas
Casos de SRAG em idosos e crianças continuam em alta
Cirurgias vasculares e acesso à oftalmologia na região sul
Saúde orienta gestantes quanto aos cuidados odontológicos

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET