EDUCAÇÃO

Jovens da Rede AICA participam do projeto Cidadão do Mundo

Com atividades sobre negócios sustentáveis, movimento conecta jovens a oportunidades globais.

Em 13/11/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Projeto Cidadão do Mundo

O projeto Cidadão do Mundo une educação, inteligência artificial e neurociência, com foco em identificar jovens de altas habilidades, estimular o empreendedorismo e promover experiências internacionais ligadas à inovação e sustentabilidade.

Cerca de 100 adolescentes da Rede AICA, em Jacaraípe, na Serra, tiveram a oportunidade de participar do projeto Cidadão do Mundo, com dinâmicas e atividades práticas sobre negócios sustentáveis. A atividade, realizada em parceria com a Junior Achievement (JA ES) e a University School AI, empresa do Vale do Silício que une educação, inteligência artificial e neurociência, teve o objetivo de apresentar a nova fase do Projeto Cidadão do Mundo, com foco em identificar jovens de altas habilidades, estimular o empreendedorismo e promover experiências internacionais ligadas à inovação e sustentabilidade.

Enquanto o Brasil enfrenta uma histórica fuga de milionários e talentos, o capixaba Frank Ferreira, sócio-fundador da University School AI, que tem a própria Universidade da Califórnia Berkeley também como sócia, vem traçando o caminho inverso: por meio de uma iniciativa social da empresa, busca identificar e apoiar jovens de comunidades carentes com altas habilidades, abrindo portas para que eles possam acessar o internacional.

Pesquisa

Frank explica que pesquisas indicam que cerca de 1% da população mundial possui altas habilidades — os chamados gifted, na tradução, “abençoados”. Países como Israel e Singapura já estruturaram políticas específicas para identificar e desenvolver esses talentos. O Brasil, porém, ainda explora pouco esse potencial, e é justamente esse espaço que o projeto busca preencher: encontrar, estimular e conectar jovens brasileiros a oportunidades globais.

A iniciativa utiliza métodos cognitivos avançados e ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas pela University School AI, empresa de Berkeley, Califórnia. O movimento é fortalecido pelo Give Back Club, um clube interno de impacto social formado dentro da University School, que reúne empresários e investidores.

Em parceria com instituições como a JA Espírito Santo, o programa já teve sua primeira edição realizada e entra agora em uma nova fase internacional, conectando os jovens identificados a programas de imersão, bolsas e mentorias oferecidos por membros do Give Back Club.

“Mais do que ajudar, queremos inspirar uma nova geração de brasileiros a sonhar grande. Cada jovem descoberto é uma semente de transformação. O Give Back Club existe para garantir que esses talentos tenham as mesmas oportunidades que mudaram a nossa vida”, frisa Frank Ferreira.

Marcella Andrade, diretora executiva da Junior Achievement no Espírito Santo, destacou a importância da parceria com a University School.

“A parceria proporcionou um encontro inspirador sobre Negócios Sustentáveis, conectando adolescentes ao propósito de transformar o mundo com conhecimento e atitude.”

A próxima fase do programa já começa a selecionar jovens brasileiros para imersões internacionais em 2026, reforçando o compromisso de transformar o potencial do Brasil em talento global. (Por Cinthia Ferreira/AsImp/Mile4)

Leia também:

Hub ES+ oferece novas formações gratuitas em cultura
Detran|ES oferece o Curso de Mecânica Básica de moto
Prefeitura de Linhares investe em novos materiais didáticos 
Projeto incentiva alunos de Cariacica a terem consciência
Abstenção no primeiro dia do Enem 2025 chegou a 27%

ACESSE:
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET