SAÚDE

Milhões de pessoas podem ter doença pulmonar grave sem saber

A Doença Pulmonar Obstrutiva, ainda é pouco conhecida, é a terceira causa de morte no mundo.

Em 10/10/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Designed by FREEPIK

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), considerada a terceira causa de morte no mundo, é uma condição pulmonar progressiva e irreversível que compromete a capacidade de respirar adequadamente.

Apesar de ser a terceira causa de morte no mundo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) ainda é pouco conhecida pela população. Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 3,5 milhões de pessoas morreram em decorrência da doença em 2021; número que pode ultrapassar os 5 milhões até 2060. No Brasil, estima-se que 14 milhões convivam com a DPOC, mas apenas 34% têm diagnóstico confirmado.

A DPOC é uma condição pulmonar progressiva e irreversível que compromete a capacidade de respirar adequadamente. Seus principais sintomas incluem tosse crônica, falta de ar, produção excessiva de muco e chiado no peito, que tendem a se agravar com o tempo. O tabagismo é o principal fator de risco, mas a exposição prolongada a poluentes atmosféricos, poeiras e produtos químicos também contribui para o desenvolvimento da doença.

Estudo gratuito

Com sede em Serra, no Espírito Santo, o Centro de Avaliação de Medicamentos e Especialidades de Pesquisa (CENDERS) está recrutando voluntários para um estudo clínico aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Comitê Nacional de Ética em Pesquisa com seres humanos, voltado a pessoas com diagnóstico confirmado de DPOC. Os participantes devem ter entre 40 e 80 anos e ser fumantes atuais ou ex-fumantes com histórico mínimo de 10 anos.

Durante o estudo, os voluntários terão acesso a acompanhamento médico gratuito, medicação do estudo sem custo, agendamento facilitado de exames e consultas também sem custos, equipe multidisciplinar qualificada, reembolso de transporte e alimentação nos dias de atendimento, além de acesso aos resultados e laudos dos exames realizados.

Segundo a Dra. Renata Vicente, diretora de assuntos clínicos e contratos do CENDERS, estudos clínicos como este tem objetivos de encontrar um melhor medicamento e/ou melhor tratamento para doenças.

“Ainda há muito desconhecimento sobre a DPOC, mesmo sendo uma das doenças que mais mata no mundo. Estudos clínicos como este tem objetivos de encontrar um melhor medicamento e/ou melhor tratamento para doenças, mas de certa forma por consequência acaba ampliando para a população participante dos estudos, o acesso ao diagnóstico e oferece protocolo de uso de medicamento gratuito dentro de um centro de pesquisa completo.” (Por Rosane Freitas/AsImp)

Inscrições:
As pré-inscrições devem ser feitas pelo site oficial, no LINK

Leia também:

Secretaria da Mulher realiza ações com foco no Outubro Rosa
Brasil recebe 2,5 mil unidades de antídoto contra metanol
Vacina brasileira contra covid entra na fase final de estudos
Viana realiza mutirão de mamografias para zerar fila de espera
Aulão Outubro Rosa movimenta Estação Cidadania-Esporte

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET