SAÚDE

Mutirão contra dengue acontece nesta quinta em Vila Velha

Nossa Senhora da Penha, vai receber, nesta quinta, (28) um mutirão para combater a dengue

Em 28/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Assessoria/Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Durante a mobilização, equipes das secretarias vão percorrer o bairro visitando imóveis para identificar focos do mosquito, aplicar o tratamento adequado e orientar moradores sobre como eliminar criadouros dentro das residências.

O bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha, vai receber, nesta quinta-feira (28), das 8 às 12h30, um mutirão para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação será realizada pela Prefeitura de Vila Velha, por meio das secretarias de Saúde e Serviços Urbanos.
 
Durante a mobilização, equipes das secretarias vão percorrer o bairro visitando imóveis para identificar focos do mosquito, aplicar o tratamento adequado e orientar moradores sobre como eliminar criadouros dentro das residências. Além das visitas domiciliares, a força-tarefa também vai atuar na limpeza de caixas de ralo (bueiros), remoção de entulhos e objetos sem utilidade, como pneus, vasilhames e restos de móveis, além de capina, varrição de vias e vistorias em terrenos baldios e canteiros de obras.
 
Ajude a eliminar focos
 
As ações de combate ao Aedes aegypti acontecem durante todo o ano no município, mas, para que sejam eficazes, é fundamental que os moradores recebam os agentes de endemias e também façam a sua parte.
 
Em Vila Velha, os agentes realizam visitas de rotina devidamente uniformizados e identificados.

“Não basta apenas o trabalho do poder público. Cada morador deve verificar seu quintal, eliminar água parada e manter recipientes limpos. Essa é a forma mais eficaz de evitar a proliferação do mosquito e, consequentemente, das doenças”, destaca a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

“Nosso trabalho é retirar entulho, limpar bueiros, capinar ruas e vistoriar terrenos, mas nada disso terá efeito se cada morador não fizer a sua parte dentro de casa. O mosquito se multiplica em pequenas quantidades de água parada e, por isso, a prevenção depende tanto do poder público quanto da responsabilidade individual de cada cidadão”, afirma o secretário de Serviços Urbanos de Vila Velha, Raphael do Nascimento.

Segundo especialistas, 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão dentro das residências, em locais como caixas d’água, calhas, vasos de plantas e recipientes que acumulam água. Por isso, a orientação é que os moradores inspecionem seus quintais regularmente e eliminem qualquer recipiente que possa acumular água. (Semcom/PMVV)

Leia também:

Vacina do HPV avança, mas precisa resgatar mais velhos
Unidades de Saúde oferecem grupos de apoio para pais
Prefeitura de Aracruz realiza conferência Municipal de Saúde
Cachoeiro vai levar exames de vista gratuitos para alunos
Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual tem ações
Três pessoas tiveram encefalite equina venezuelana no AM

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET